Cuide da saúde e viva o carnaval

PUBLIEDITORIAL

Do respeito, passando pela empatia e pela hidratação, saiba como curtir a folia


Por Hospital Albert Sabin

24/02/2020 às 07h00

Umas das maiores manifestações populares culturais do Brasil e um dos momentos mais esperados por muitos brasileiros chegou . Muitos nem esperam o ano novo chegar e já começam a pensar em onde passar o carnaval, a combinar com os amigos em quais blocos ir e claro, a escolher as fantasias para usar. Uma festa que movimenta a maioria das cidades do país em torno de uma ideia de diversão, mas que não deve ser levada como desculpa para desrespeito. No carnaval, muita gente passa dos limites e deixa de lado o respeito e a educação – que não podem faltar nunca. O respeito deve ser o primeiro pensamento antes de qualquer atitude. Está em dúvida sobre qual será a reação do outro? Use a empatia, se coloque no lugar dele e reflita sobre como você se sentiria. Se ainda assim tiver dúvidas, não faça. Neste carnaval, perca a vergonha de dançar, de cantar, de se divertir, mas não perca o respeito.

post casal
Fotos: Divulgação

Dicas para curtir a folia

  • Não aceite bebida de estranhos e mantenha seu copo sempre à vista;
  • Não ignore uma pessoa que está pedindo ajuda;
  • Se for aproveitar o carnaval acompanhado, respeite quem está ao seu lado, como em todos os outros dias do ano;
  • Se você vai sozinho ou entre amigos, observe o que acontece ao seu redor e cuide de todos os que pareçam estar em alguma situação constrangedora;
  • Somos pessoas diferentes com opiniões distintas, portanto, o respeito é fundamental;
  • Mulheres, em caso de desrespeito ou se sentirem amedrontadas, busquem órgãos de apoio;
  • A paquera faz parte do carnaval, contanto que você não invada o espaço outro e lembre-se: não é não;
  • Se estiver dirigindo, fuja das bebidas alcoólicas;
  • Use e abuse do respeito.

Vamos curtir com saúde?

post menina

O coordenador da Unidade de Urgência e Emergência do Hospital Albert Sabin, Dr. Alessandro Cotta, dá algumas sugestões para manter a saúde em dia durante o carnaval:

  • Nos dias de folia, o ideal é ter uma alimentação mais leve, onde a base deve ser carboidrato, preferencialmente de alimentos integrais como sanduíches com pães integrais e recheios leves, procurar alimentar-se de 3 em 3 horas (pequenas refeições); manter uma boa hidratação; evitar alimentos gordurosos; caso tome bebidas alcoólicas, o ideal é intercalar com sucos naturais ou água;
  • Faça uso de repelente;
  • Uma boa noite de sono é necessária, pois, durante o sono reparador, “recarregamos nossa bateria”, ou seja, nosso corpo, durante esse período de repouso, realiza a “manutenção” do nosso organismo, executando o conserto das lesões celulares que sofremos durante a atividade diária.
  • Os dias de carnaval costumam ser muito quentes e para evitar a insolação, o ideal é usar roupas leves, chapéus, tomar bastante líquidos (sem álcool), alimentação leve e preferencialmente de 3 em 3 horas e evitar exposição ao sol entre 10 e 16 horas. Lembrando que os sintomas da insolação são dores de cabeça, tontura, náusea, pele quente e seca, pulso rápido, temperatura elevada, distúrbios visuais e confusão mental, podendo evoluir para desmaios.

Bom carnaval pra quem é de folia e bom descanso pra quem precisa! Em caso de necessidade, o Albert Sabin está pronto para te atender.

conteudo anunciante5

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.