BNDES

Por Leandro Mazzini, com Tadeu Pinto (DF), Beth Paiva (RJ) e Henrique Barbosa (PE)

Além da milionária auditoria que não encontrou indícios de corrupção ou irregularidades, os contratos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) foram alvos de três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) no Congresso nos últimos quatro anos. As duas primeiras, entre os anos de 2015 e 2018, foram concluídas sem pedidos de indiciamentos. Os relatórios finais se limitaram a recomendações, entre outras, de transparência administrativa.

Acordão
No ano passado, outra CPI vasculhou os empréstimos do BNDES e terminou em “acordão” para retirar os nomes dos ex-presidentes Lula e Dilma da lista de pedidos de indiciamentos.

Empréstimos
Um dos ex-presidentes do BNDES ouvidos pela CPI, Joaquim Levy reforçou aos deputados que “não há nada o que esconder na instituição de fomento”. Além das CPIs, parlamentares discutem projeto (PLS 261/2015) que proíbe o BNDES de fazer empréstimos a governos estrangeiros ou investir em outros países.

Menores
O Conselho Federal de Medicina tem 30 dias para prestar esclarecimentos ao Ministério Público sobre a autorização para que médicos realizem terapias hormonais em menores de 18 anos. O MP apura eventuais “ações ou omissões ilícitas” do CFM.

Critérios
A Receita Federal nega perseguição a artistas da rede Globo e diz que se pauta por critérios técnicos e impessoais, completamente vinculados à legislação tributária.

Pejotização
Segundo o órgão vinculado ao Ministério da Economia, todas as fiscalizações em curso em “diversas empresas de comunicação”, referentes à “pejotização” de pessoas físicas, são decorrentes de procedimentos nos anos de 2017 e 2018 que resultaram em lançamentos tributários a partir de 2019.

Reciprocidade
Não convidem para o mesmo jantar os deputados Danilo Cabral e Tadeu Alencar, ambos do PSB de Pernambuco. É que Danilo apoiou o colega para a liderança do partido esperando reciprocidade, mas agora Alencar apoia o carioca Alessandro Molon.

Nas redes
Guilherme Boulos, candidato derrotado à Presidência, foi a uma rede social criticar a atriz Regina Duarte: “Fim de carreira decadente”. Ao que um seguidor rebateu: “Não existe fim de carreira pior do que ter menos votos que o Cabo Daciolo”.

Brumadinho
Ao comentar a recente denúncia contra o ex-presidente da Vale e mais 15 pessoas, o deputado Rogério Correia (PT-MG), que relatou a CPI de Brumadinho, diz que a mineradora ainda não encerrou as indenizações das vítimas e “chega a ser até ofensivo que demonstre intenção de distribuição de lucros a seus sócios”.

Ciclone
A Marinha emitiu alerta sobre a formação de ciclone entre o norte do Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo, em alto-mar, com efeitos em toda a costa entre Santa Catarina e o sul da Bahia. São esperados, a partir de hoje, ventos que podem chegar a 87 km/h.

Leandro Mazzini

Leandro Mazzini

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também