Autoescola Conquista apresenta seu ensino inovador
PUBLIEDITORIAL
Em 2019, a instituição tornou-se a segunda que mais aprova em Juiz de Fora nos exames teórico e prático

Tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o sonho de muita gente. Porém, nem todo mundo consegue chegar lá facilmente, e os motivos são vários, passando dos fatores emocionais até falhas no ensino. Mas para quem escolhe a Autoescola Conquista, a habilitação é dada como certa. Em seu primeiro ano de atividades, segundo dados do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), a instituição encerrou 2019 na segunda colocação dentre aquelas que possuem os melhores índices de aprovação nos exames em Juiz de Fora. Este resultado pode ser atribuído à forma de ensino, pautada na tecnologia e na inovação, além de acompanhamento do aluno em todas as etapas do processo.
“Entendemos que ter a CNH é um sonho, porém, muitos chegam aqui achando que nunca irão conseguir. Temos ciência de todas as dificuldades, pois já passamos por elas. Assim, nosso papel é facilitar essa conquista, sabendo que há implicações. A gente busca desmistificar tudo o que envolve o processo de habilitação, mostrando ao aluno que é algo possível, inclusive, em menos tempo do que ele imagina”, ressalta a diretora de ensino e sócia da Autoescola Conquista, Viviane Eduarda. Logo, a autoescola não abre mão de oferecer diferenciais que são fundamentais para o desenvolvimento do aluno, como, por exemplo, horários alternativos de aulas, conteúdos mais simplificados e digitais.

Aplicativo estimula a aprendizagem
A primeira etapa do processo de habilitação são as 45 aulas teóricas. O assunto é a legislação de trânsito que, de praxe, é massivo e cansativo. Por isso, a autoescola criou estratégias para tornar o ensino mais simples, interativo e fácil de memorizar. As aulas ocorrem de manhã, de noite e aos finais de semana (ver abaixo). Com dedicação, o aluno consegue concluí-las em uma semana e meia. Seja para moto (categoria A) ou para carro (categoria B), o prazo para finalizar o processo é de um ano.
“Tornamos o conteúdo mais atrativo e dentro da realidade dos alunos, além de utilizar recursos audiovisuais tanto nas aulas quanto no aplicativo. Nosso app para celular é um ambiente virtual de ensino, onde o aluno acessa vídeos, material teórico, participa de jogos, quiz e simulados, contribuindo para a formação do nosso aluno como condutor consciente de suas responsabilidades”, explica Viviane.
Simulados preparam o aluno
Outro recurso da Conquista é a realização de simulados, aplicados de forma semelhante à prova do Detran-MG, com layout digital, cronômetro e utilização do teclado próprio. “Aqui o aluno pode experenciar o uso do teclado, percebendo que é de fácil manuseio, eliminando mais um item que pode influenciar no seu desempenho no exame”, destaca o instrutor e sócio, Menon. Nos simulados, o aluno pode medir seu conhecimento e se preparar melhor. As questões que ele errou, por exemplo, são abordadas pelos instrutores após a prova, de modo a detectar o que motivou a falha, ou seja, se foi cansaço, dúvida no conteúdo ou nervosismo. A autoescola ainda estabelece uma nota de corte e orienta seus candidatos a realizarem o exame quando estiverem com a pontuação próxima dela. Hoje, o aluno precisa acertar 70% das questões, o equivalente a 21 pontos. Na Conquista, o ponto de corte é 25.
Além desse aporte educacional, a autoescola preza pelo acolhimento emocional, preparando o aluno para todas as situações. “Por meio da conversa, buscamos adiantar situações para que ele saiba como se comportar. Tratamos o nosso aluno com muito respeito e não enxergamos ele como um número, pois é a satisfação dele que importa”, pontua a sócia e gerente financeira e administrativa da Conquista, Ive Cristina de Assis.
É possível passar de primeira!
Depois da aprovação no exame de legislação e com a Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV) em mãos, são iniciadas as aulas práticas. São 20 encontros obrigatórios, sendo um noturno. É neste momento que surge o mito: ninguém tira carteira de primeira em Juiz de Fora. O sócio e instrutor da Conquista, Everton Ricardo, diz que isso não é verdade. “Aqui na Conquista temos muitos casos de alunos que conseguiram concluir o processo das duas habilitações (A e B) em três meses. E, também, de muitos que realizaram a adição de categoria – A ou B – em 15 dias.”
Nas aulas práticas, a abordagem é personalizada, considerando se o aluno já sabe dirigir ou se nunca dirigiu. “Cada aula segue um cronograma do que precisa ser ensinado. Ao final, o instrutor faz uma avaliação, registrando observações, evoluções e itens que precisam de mais treino. Este documento gera mais controle, transparência e segurança”, comenta Menon. A autoescola também realiza simulados práticos. Nesse teste, dois instrutores, que não são os instrutotres do aluno, aplicam o exame, seguindo a mesma pauta utilizada pelos examinadores, inclusive para reprovação.

Sucesso que está só começando
A história da Conquista começou em dezembro de 2018, quando os quatro sócios se reuniram em busca de um objetivo comum: oferecer um novo modelo de autoescola, pautado na experiência e na inovação. “Apesar de uma autoescola nova, nossa equipe é formada por profissionais experientes, que, além da vivência, buscam se atualizar por meio de treinamento, estudo e participação em congressos. Neste primeiro ano, fomos moldando os pontos que julgamos ser nossos diferenciais. Nossa frota é composta por veículos 2019 e 2020”, explica Everton Ricardo.
E o resultado vem dos próprios alunos: o índice interno de satisfação é de 100%. A atuação da Conquista vai além das salas de aula. Os instrutores participam e promovem eventos cujo propósito é a educação para o trânsito. Além da primeira habilitação para moto e carro, a Conquista oferece serviços de renovação da CNH, reciclagem para infratores e adição de categorias.
Endereço: Avenida Rui Barbosa, 850, Santa Terezinha – Telefones: (32) 3216-9687 / (32) 98841-3223 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: segunda a quinta, das 8h às 21h. Sexta das 8h às 20h. Sábado das 8h às 12h, e domingo (alternados) das 8h às 12h
Site: www.cfcconquista.com