Ouça agora

Lojas e supermercados lotados


Por GRACIELLE NOCELLI

25/12/2012 às 07h00

Os juiz-foranos lotaram lojas, shoppings e supermercados da cidade na manhã de ontem, véspera de Natal. De acordo com pesquisa do Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio-JF), 27,6% dos consumidores deixariam as compras para os últimos três dias. "É um hábito dos brasileiros", afirma o presidente da entidade, Emerson Beloti. Segundo ele, desde a última quinta-feira, o movimento do comércio se intensificou. "Vamos esperar para ver os resultados, mas acreditamos que as vendas podem crescer até 12% em relação ao ano passado."

A gerente da Armadda Girl, Lidiane Fernandes diz que, desde sábado, o número de consumidores aumentou. "Nossas vendas estão excelentes. As pessoas estão aproveitando os preços e comprando também para elas." O produto com maior saída, segundo a gerente, eram as camisas de malha feminina. O proprietário do armarinho Domith, Assed José Domith, também está otimista. "O movimento está maior, e o tíquete médio tem sido de R$ 70". Segundo ele, quem deixou para comprar na última hora teve dificuldades para encontrar alguns produtos. "Lançamentos como as bonecas do Carrossel e os bonecos do Patati e Patatá acabaram há dias."

O comerciante Douglas Henrique Andrade, 23 anos, conta que foi complicado encontrar o presente para o filho de 4 anos. "Por conta do horário do trabalho, não tive tempo de comprar antes. Optei por levar roupas e um par de tênis." Para não correr o risco de ficar sem os presentes da garotada, o comerciante Luís Cláudio Lopes da Silva, 48 anos, preferiu levar os filhos e a sobrinha às compras. "Natal é em família. É melhor que eles escolham os brinquedos e eu não erre." Na pressa para encontrar os presentes, o casal Carlos Eduardo, 30 anos, e Mariana Rodrigues, 26, deixou a criançada em casa. "Estamos levando brinquedos para os filhos, afilhados, sobrinhos. Gastamos bem mais do que esperávamos, mas valeu à pena", diz o consultor.

Supermercados

Nos supermercados, o consumidor enfrentou longas filas e a expectativa é de que as vendas tenham alta de até 20% em relação a 2011. "Algumas de nossas lojas bateram recorde de vendas", comemora o gerente de marketing do Bahamas, Nelson Júnior. Ele explica que o setor supermercadista fatura mais nas últimas horas. "Ninguém compra com muita antecedência os itens da ceia." Na Rede Super Mais, o supervisor Marco Aurélio Pereira aposta em um crescimento de 15% do faturamento. "O movimento está muito bom este ano, e o tíquete médio das compras aumentou." Ele afirma que a procura por aves, como chester e peru, que têm maior valor agregado, será responsável pelo crescimento das vendas.