‘Anatel Consumidor’ é a nova ferramenta para registro de problemas
Por este processo, consumidor pode reabrir o chamado e avaliar o atendimento
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou, no final de novembro, duas novas ferramentas que vão ampliar a transparência do setor frente aos usuários. São elas: o Anatel Consumidor e os Painéis de Dados. Conforme a agência, a Anatel Consumidor substituiu o sistema Focus, tornando a ferramenta mais eficaz e atualizada para o recebimento de reclamações e questionamentos dos consumidores.
Para utilizar o sistema, o usuário pode acessar o portal da Anatel ou baixar o aplicativo para celular. É necessário realizar um cadastro e, a partir daí, é possível registrar a reclamação contra a prestadora, que deverá dar um retorno em até dez dias corridos. A ferramenta permite que o consumidor reabra o chamado e avalie o atendimento.
Em relação aos Painéis de Dados, a Anatel explica que o objetivo é disseminar dados setoriais do órgão. A ferramenta vai disponibilizar uma série de gráficos, mapas, dados segmentados e planilhas que podem ser úteis para consumidores, empresas, consultorias, órgãos públicos e veículos de imprensa. Atualmente, estão disponíveis dados sobre sete temas: acesso, certificação de produtos, consumidor, espectro e órbita, outorga e licenciamento, qualidade e regulamentação.