Fala Quem Sabe: Nas cartinhas, a esperança de um Feliz Natal
Sabe aquele momento que vai mudar por completo a sua vida? E que você nem imagina como, mas, vai agradecer e muito por estar no lugar certo, na hora certa? Entrei na agência dos Correios em Juiz de Fora, nos idos tempos dos anos 2000 e de lá saí com 30 cartinhas que algumas crianças escreveram para o Papai Noel dos Correios.
No ano seguinte foram 80, que no outro viraram 150! Sempre com o apoio dos Bombeiros e da Polícia Militar íamos de casa em casa no dia de Natal fazer a alegria da turminha! Em outro momento mágico “achamos” um envelope com todas as cartinhas da Escola Estadual Maria das Dores, que ninguém tinha adotado! Detalhe, eram cartinhas mais que especiais, pois, escritas ou não de próprio punho, continham a alegria, a pureza e o amor do verdadeiro espírito do Natal.
Dali em diante aprontamos uma festa com tudo que tem direito, inclusive com o próprio Papai Noel, que, imponente, chegava no caminhão dos Bombeiros. No imaginário destas maravilhosas crianças, os bombeiros são os ajudantes do bom velhinho e seu transporte oficial o caminhão que não poderia ser de outra cor. Seus pedidos são os mais simples que você possa imaginar… brinquedos, roupas, mochilas, tênis, bonés, material escolar, fraldas, instrumentos musicais! Na verdade os presentes são apenas detalhes, para aqueles corações que acreditam no amor! Já se passaram 19 anos, e agora a Apae/JF, o Educandário Carlos Chagas e os Institutos Bruno e Vitória também estão na lista! 642 cartinhas, quase 2000 presentes, 9000 fraldas… Não são apenas números… São pequenos milagres! Esta ação tem muita gente boa, tem muitas mãos, tem muitos nomes… Ela é de todos nós!
Hoje temos dois Papais Noéis, um com síndrome de Down, que nos mostra o quanto especial ele é, e duas Mamães Noéis! Junto com os Bombeiros e a Polícia Militar, a ação que nasceu com o nome de Um Natal diferente, se transformou no Comboio do bem, pois também temos a presença da Polícia Rodoviária Federal, Exército, Aeronáutica, Correios, Polícia Civil, Guarda Municipal, Samu, Settra, Polícia Rodoviária Estadual, Receita Estadual e Ciesp. No aguardo das confirmações da Marinha, Força Nacional e Polícia Federal. Todos me perguntam se tenho filhos e se algum é especial. Respondo que, uma vez por ano, tenho sim, alguns muito especiais. É um dia do ano que vale por todos os outros. Se quiser viver de perto este momento único venha conosco. E desde já um Feliz e abençoado Natal para você e toda a sua família!
( William Boy é radialista e leitor convidado)