Poupança tem depósito recorde


Por Tribuna

07/11/2013 às 07h00

Brasília (ABr) – Os brasileiros nunca pouparam tanto. De janeiro a outubro deste ano, os depósitos em poupança foram maiores que os saques em R$ 53,4 bilhões. A captação líquida é recorde da série histórica do Banco Central (BC), iniciada em 1995, e supera o resultado de todo o ano passado (R$ 49,7 bilhões).

De janeiro a outubro de 2012, a captação líquida ficou em R$ 33,1 bilhões. De acordo com o Banco Central, somente em outubro, a captação líquida ficou em R$ 4,5 bilhões, com crescimento de 39,2% em relação à captação de R$ 3,2 bilhões em igual mês do ano passado.

O saldo líquido da poupança em outubro foi 32,6% menor, porém, na comparação com a captação registrada no mês anterior – o resultado só não foi menor porque os poupadores concentraram seus depósitos no último dia do mês, com captação de R$ 2,5 bilhões, equivalente a 55% de todo o saldo de outubro.

No mês passado, foram depositados R$ 125,8 bilhões e feitas retiradas que somaram R$ 121,3 bilhões. Foram creditados R$ 2,8 bilhões de rendimentos, e o saldo dos depósitos em poupança somou R$ 574,2 bilhões. Do total, R$ 448,3 bilhões (78,08%) são do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), R$ 125,8 bilhões (21,91%) da poupança rural e resta resíduo de R$ 2,4 milhões de antiga poupança vinculada.

A poupança tem rendimento de 0,5% ao mês (6,17% ao ano) mais Taxa Referencial (TR). Esse é o rendimento definido pelo Governo sempre que a taxa básica de juros (Selic) estiver acima de 8,5% ao ano. Atualmente, a taxa está em 9,5%.