Polícia Civil identifica suspeito de furtos em shoppings
Homem de 45 anos teria agido pelo menos oito vezes em dois shoppings, atacando cinco lojas diferentes
A Polícia Civil identificou o homem suspeito de estar cometendo uma série de furtos em lojas de dois shoppings de Juiz de Fora, localizados nas regiões Norte e Sul. Foram registrados oito casos, porém, o número pode ser maior, já que nem todos os estabelecimentos podem ter registrado ocorrências ou mesmo notado o crime. Até o momento, o prejuízo que ele causou nas lojas ultrapassa R$ 7 mil. Ele foi preso em flagrante depois de cometer um furto em Barbacena, onde está preso.
De acordo com a delegada Ione Barbosa, titular da 4ª Delegacia, a primeira ação registrada dele foi em julho, em uma loja de eletrônicos e papelaria em um shopping da Zona Norte. A identificação do homem foi possível por meio de filmagens feitas em cinco lojas onde ele agiu. Em duas delas ele furtou mais de uma vez. Segundo a delegada, ele costumava cometer o crime e trocar de roupas, para dificultar ser pego. Ele se passava por cliente, aproveitava-se de momentos de distração dos vendedores ou então fazia ficarem ocupados para conseguir pegar os produtos. “Sempre usando uma sacola grande para colocar os produtos furtados, ele costumava olhar nas araras e expositores, ver qual numeração não tinha e pedir ao vendedor. Quando o trabalhador ia pegar o solicitado, ele furtava. Chama atenção a destreza e abuso de confiança com que ele agia”, disse Ione, destacando que a maioria dos casos ocorreu em um centro comercial da Zona Norte, mas que o suspeito teria atacado também em um shopping da Zona Sul.
Ione Barbosa disse que o homem tinha uma extensa ficha criminal pelo crime de furto. No último deles, em Barbacena, foi pego em flagrante. “Acreditamos que ele desconfiou ter sido flagrado por uma vendedora de uma das lojas do shopping na Zona Norte e ficou receoso, indo agir em outra cidade, onde acabou preso em flagrante. Como já havia o nosso pedido de prisão preventiva, ele foi levado para a unidade prisional de Barbacena, mas deve ser transferido para Juiz de Fora”, finalizou. Ele responderá pelo crime de furto qualificado, cuja pena varia de dois a oito anos de reclusão por cada crime.
Câmeras já haviam flagrado outros furtos
Um homem e uma mulher, de 18 e 35 anos, respectivamente, foram presos após furtarem uma loja de departamentos em um shopping na Zona Norte de Juiz de Fora na última sexta-feira (4). Segundo informações da Polícia Militar, o casal teria levado uma TV de 32 polegadas e 12 pares de sandálias do estabelecimento comercial. Imagens de câmeras de segurança também identificaram a dupla, flagrada descendo a escada rolante do shopping com o televisor em mãos. O casal foi localizado e detido em uma residência no Bairro Fontesville, também na Zona Norte. O material furtado foi recuperado. Uma motocicleta utilizada durante a fuga também foi apreendida.
No mesmo centro comercial, no início de setembro, uma adolescente de 16 anos e um jovem, 23, foram detidos sob suspeita de cometer furtos a lojas e tentar esfaquear um dos seguranças do local .De acordo com informações do registro policial, as câmeras de segurança do centro de compras flagraram que a dupla estaria com uma terceira comparsa, ainda não encontrada. Os suspeitos agiram em um supermercado anexo e em duas lojas de departamentos. Eles teriam furtado bebidas, carne, fraldas, peças de roupas infantis e de adulto, produtos de higiene pessoal e outros produtos.