Juiz de Fora começa a testar ônibus urbano ‘sustentável’
Experiência começa na próxima semana, com um coletivo da linha 211 – Rio Branco, e durará seis meses
A partir da próxima segunda-feira (2), passará a circular em Juiz de Fora um ônibus urbano “sustentável”. Ainda em caráter de testes, o veículo emite menos dióxido de carbono e mira benefícios a motoristas e passageiros. A avaliação durará seis meses e será feita pela Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra), por meio da empresa Auto Nossa Senhora Aparecida Ltda (Ansal), do Consórcio Via JF.
Conforme a gerente do Departamento de Transportes e Trânsito da Settra, Andréia Santos, a linha que começa a testar o novo veículo é a 211 (Rio Branco). O ônibus é equipado com a tecnologia Euro V do motor MAM DO8. Além de emitir menos dióxido de carbono (CO2), número de oxidação (Nox) e volume de ruídos também são menores. “A Ansal nos pediu autorização para que fossem feitos testes de desempenho neste carro, que serão comparados com veículos de outras marcas. Isso servirá para o direcionamento de futuras compras, quando tiverem que renovar suas frotas”, disse.
Além de minimizar danos ao meio ambiente, o veículo pretende oferecer mais conforto aos usuários e trabalhadores dos coletivos. Conforme a Settra, como o motor esquenta menos, as temperaturas dentro dos ônibus ficam mais amenas. Andréia Santos destacou que a melhor sensação térmica deverá ser sentida principalmente pelos condutores. O modelo também conta com suspensão a ar, o que deve dar mais conforto a passageiros e motoristas. “Outro ponto que será avaliado é o consumo de combustível. Os primeiros testes serão na linha que faz um trajeto mais plano. Talvez depois sejam feitos em áreas com aclives e declives mais acentuados, vai depender da empresa. Sempre que nos pedirem a mudança, iremos comunicar aos usuários”, disse a gerente da Settra.
O ônibus sustentável terá uma identidade visual diferente dos que circulam atualmente, na cor branca, com o adesivo “urbano”.