Sempre andando lado a lado, tanto a moda sofre influência da decoração, como a decoração também sofre influência da moda. São duas áreas que se comunicam muito bem! Recentemente visitei a Casa Cor, em São Paulo, e trouxe algumas novidades. As tendências da decoração são reflexo do humor e das demandas de uma sociedade. Assim, fugir delas é quase impossível, mas identificá-las e entender como usá-las é o que transforma, por exemplo, uma casa em um verdadeiro lar.
Ao passear pela Casa Cor, temos a presença de uma paleta de tons terrosos, rosa seco, preto, cinza e verde nos detalhes. A combinação de cores tem ar invernal e traz em si elementos que remetem à natureza, mas sem deixar de lado a sobriedade e a sofisticação. Um equilíbrio que parece ter conquistado designers e decoradores.
Uma tendência que aparece em muitas peças é a sustentabilidade. Com ela, materiais mais naturais, como fibras, madeiras, cerâmicas e matérias-primas recicladas. Além disso, objetos com ar mais nórdico, o mármore retorna tanto em pequenos objetos quanto em detalhes de mobiliário. São diversas as opções de mesas, com tampos ou bases de mármore, além de pequenos potes e objetos de decoração que apostam na pedra. Aliás, as pedras naturais também aparecem na moda em diversos acessórios como colares, brincos e pulseiras.
Nessa ideia do natural, vem o estilo minimalista: em que menos é mais! E com isso surgem soluções que aparentam simples, mas cheias de beleza e praticidade. A possibilidade de resgatar estilos do passado aparece em objetos feitos de palha e que alegram os ambientes com sua inesperada originalidade, costumam deixá-los mais aconchegantes e cheios de memórias afetivas. Novidade que também está nas bolsas, brincos e até sapatos. É inegável que moda e decoração estão sempre juntas e se complementando!
Ficha técnica:
Fotos Acervo Patrícia Alvim e Ana Paula Dessupoio
Sapato e bolsa Santa Lolla (Independência Shopping)
Decoração Casa Cor