Orquestra Sinfônica Pró-Música apresenta trilhas de cinema
Cine-Theatro Central recebe o projeto ‘Trilhas sonoras’, com temas de filmes e séries
Neste domingo (7), a Orquestra Sinfônica Pró-Música, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), leva ao palco do Cine-Theatro Central trilhas sonoras que marcaram várias gerações. Mesmo quem chegou a assistir a primeira edição, irá conferir este ano um repertório completamente diferente, despertando novas emoções. Nesta segunda edição, 30 músicos irão executar temas de filmes e séries, inclusive animações e animes. O espetáculo começa às 20h.
Recomendado para todas as idades, o espetáculo pretende envolver o público no mundo das orquestras, desmistificando falsas impressões. “A orquestra é muito vista somente como música erudita e muitas pessoas não conhecem esse estilo e dizem que não gostam. Nosso objetivo nessa apresentação é levar para as pessoas um repertório que elas já conhecem e já gostam para que se voltem a tudo que a orquestra faz, não só o erudito, mas também o popular e todos os recursos que podemos oferecer”, destaca o maestro Victor Cassemiro. As trilhas serão executadas ao som de violinos, violoncelo, viola, flautas transversais, clarinetes, trompa, trompete, fagote, piano, percussão sinfônica e saxofones contralto, tenor e soprano.
De “Naruto” ao “Poderoso chefão”, a orquestra também trará clássicos da Disney como “Rei Leão” e “Aladdin”. Também não deixará de fora os acordes marcantes da “Pantera Cor de Rosa”, além da geração Z de “Dragon Ball”. A intenção é que a mesma nostalgia que envolve os músicos também seja despertada nos espectadores, resgatando boas memórias a partir da audição. “São músicas que nós gostamos, de infâncias atuais e antigas. A música que mais me toca é o tema de Pinóquio, que foi o filme da minha infância, que eu assistia em video cassete todos os dias e rebubinava a fita para rever. Para mim já tem nostalgia, então temos certeza de que vamos despertar isso no público também. É uma sensação de retorno às origens, de lembrar de parentes e vivências antigas”, ressalta Cassemiro.
Apesar de conhecida pela música erudita, a orquestra tem a mesma dedicação e desafio ao desempenhar a música popular. Para o maestro Cassemiro, a falácia de que a música popular seria mais fácil que a erudita cai por terra quando se propõe a executá-la. “Em todas as músicas existe um desafio: podemos simplesmente tocá-la ou colocar nossa alma ali dentro, nossa expressividade. Qualquer música bem executada tem essa dificuldade.”
Outros projetos
Mensalmente, a Orquestra Sinfônica Pró-Música promove, em parceria com o Coral da UFJF, uma série de concertos intitulada “Música nas Igrejas”, levando um repertório seleto a diversos bairros de Juiz de Fora e região. Já o maestro Victor Cassemiro também atua à frente da Camerata Pró-Música/UFJF e dos corais Pró-Música/UFJF, São Mateus e Cesama, já tendo se apresentado em diversas partes do Brasil e em outros países.
Orquestra Sinfônica Pró-Música
Neste domingo (7), às 20h, no Cine-Theatro Central. Entrada é franca. Ingressos devem ser retirados uma hora antes do início da apresentação