Em BH, Bruno pede medidas efetivas contra a violência

Secretário de Defesa Social recebeu o prefeito e o comando das polícias em JF
Atualizada às 21h57
Depois de sinalizar uma séria de ações na área de segurança pública para Juiz de Fora, o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, se comprometeu a vir à cidade no próximo dia 9 para tratar de temas referentes a violência urbana. A visita foi afiançada nesta segunda-feira (11) em Belo Horizonte, durante reunião do secretário com o prefeito Bruno Siqueira (PMDB). No encontro, o chefe do Executivo juiz-forano solicitou que o Governo de Minas Gerais tome medidas efetivas para aumentar a segurança da população na cidade. O município registra crescimento nos casos de violência e, conforme levantamento realizado pela Tribuna, 116 homicídios foram registrados até esta segunda-feira- marca que já supera a dos 12 meses de 2012, quando foram verificados 99 assassinatos.
Entre as ações solicitadas por Bruno está o reforço do efetivo policial. "Nós reivindicamos, mais uma vez, o aumento do efetivo da Polícia Militar (PM) na cidade, mais equipamentos, viaturas para a PM, mais infraestrutura e efetivo para Polícia Civil (PC)", afirmou. O prefeito pediu ainda maior agilidade na implantação das câmeras de vigilância do "Olho vivo". Segundo o Governo de Minas, o programa se encontra em fase final de licitação, e as datas de instalação devem ser definidas nos próximos dias. O secretário também sinalizou implantação do Posto de Perícia Integrada (PPI), entrega de viaturas e reposição do quadro de policiais. Bruno defendeu ainda a ampliação das ações do "Ambiente de paz", parceria entre a 4ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp) e a Prefeitura para garantir segurança à população. Neste sentido, o secretário garantiu a liberação de de R$ 300 mil. Assim, o projeto que já funciona na Zona Norte, pode ser estendido ao Bairro Olavo Costa e à região Leste da cidade.
A visita ao secretário de Estado de Defesa Social acontece uma semana após o assassinato do taxista Marcelo Luna Alvarenga, 33 anos, morto com um tiro na nuca, no Bairro Santa Rita. Após o crime, na madrugada se segunda para terça-feira da semana passada, um grupo de taxistas se dirigiram para protestar em frente à casa do prefeito, no Bom Pastor. Bruno chegou a descer de seu apartamento para conversar com os manifestantes, agendando uma reunião com a categoria para o dia seguinte.
De acordo com a Prefeitura, entretanto, os acontecimentos recentes não estão relacionados com a viagem a Belo Horizonte, que já estava sendo negociada há algumas semanas. "Solicitei agenda com o secretário Rômulo Ferraz na cidade para discutir o aumento dos efetivos das polícias", publicou Bruno em seu Twitter, no último dia 1º de outubro. A possibilidade do secretário visitar Juiz de Fora na última terça-feira chegou a ser aventada, mas não foi confirmada. A parir daí, o prefeito pediu apoio ao deputado federal juiz-forano Marcus Pestana (PSDB) para a empreitada, o que facilitou a realização do encontro desta segunda.
Nesta terça, o prefeito cumpre novo compromisso fora da cidade. Bruno estará em São Paulo para participar do evento organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Emprego e Renda e pelo Sebrae, que pretende apresentar os potenciais de Juiz de Fora a operadores, promotores de eventos, empresários e investidores paulistas.









