Cadeiras: charme e estilo no décor

Tendências oferecem conforto e ergonomia, valorizando a decoração dos ambientes

Por Luiz Henrique Duarte

A arte de escolher a cadeira ideal é possível devido a variedade de materiais e modelos encontrados. As cadeiras antigas ou heranças de família, estão em evidência e podem ser reaproveitadas com estilo e personalidade em um canto especial. É preciso harmonizar as cadeiras com o projeto de interiores de acordo com a finalidade do espaço, para garantir o conforto e ergonomia dos usuários. Para o home office, é recomendado modelos com braços laterais, como para salas de jantar que apresentem dimensões generosas. Algumas peças oferecem uma versatilidade de uso e podem ser expostas desde o hall de entrada aos quartos, dependerá do bom senso e qual função exercerá.

As cadeiras coloridas são tendências e devem ser escolhidas para estar em equilíbrio com as mesas e bancadas, até mesmo os aparadores e alguns itens decorativos. Atente para as dimensões de cada ambiente e observe as áreas de circulação antes de optar por um modelo específico. É necessário verificar as medidas das cadeiras em proporção aos tampos, mesmo que padronizadas, sejam para refeições ou postos de trabalhos.

Nada deverá ser muito combinado, é importante manter uma linha uniforme de acabamentos e texturas diferentes, determinando contrastes para trazer acolhimento e fluidez em um espaço gostoso de se ver e ficar.

Tendências e escolhas

O mix de materiais, como o alumínio tonalizado com assento e encosto tramado, é indicado para áreas externas. Em algumas situações decoram os ambientes internos e informais. O policarbonato injetado é o protagonista da vez, destacando-se alguns modelos com encostos bicolores, compondo as cozinhas, salas de estar, espaços corporativos ou ambientes com a presença de crianças, por sua fácil manutenção. As cadeiras em madeira maciça e compensado multilaminado, como em madeiras de reflorestamento ou cinamomo colonial são atemporais e clássicas. Podem apresentar os estofados em couro original, linho super cru ou palha natural, ideais para as salas destinadas ao jantar, ambientes de visitas e quartos.

Outros modelos, com braços de apoio periféricos, podem ser adaptados como cadeiras de aproximação em livings. O espaldar baixo funciona para os lugares compactos. Antes de escolher o seu modelo preferido, observe principalmente a ergonomia, resistência e manutenção. O design é importante, mas acima de tudo é o conforto!

Casa arrumada

Casa arrumada 2

Casa arrumada 3

Casa arrumada 4

Casa arrumada 5

Casa arrumada 6

Casa arrumada 7

Casa arrumada 8

Casa arrumada 9

Casa arrumada 10

Casa arrumada 11

Casa arrumada 12

Casa arrumada 13

Casa arrumada 14

Ficha técnica

Cadeiras e ambientes: Mod 01
Fotos: Casa Arrumada
Produção e cenografia: Luiz Henrique Duarte

 

Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também