Sábado é dia de Domésticas de Luxo e Ingoma nas ruas do Centro de JF
Blocos estão entre os destaques do dia, que tem mais de dez atrações. Confira a programação.
O último sábado antes do carnaval será regado a muita folia por diversos pontos de Juiz de Fora. Um dos destaques é o grupo Ingoma, que este ano presta homenagem a Adenilde Petrina, representante do Movimento Negro em Juiz de Fora, e Felipe Teodoro, capitão da guarda da Congada e Moçambique do município de Piedade do Rio Grande. O desfile, que concentra os integrantes no Parque Halfeld às 15h, terá ainda a participação de Sérgio Pererê, um dos principais nomes do tambor mineiro. O Parque também é ponto de concentração do tradicional bloco sexagenário Domésticas de Luxo, que este ano, chega descaracterizado dos acessórios da cor preta, após decisão da OAB.
Para Cláudia Alves, colaboradora do bloco e esposa do atual presidente, o momento agora é mostrar respeito. “Existem pessoas que se sentem humilhadas pelo fato de os integrantes usarem malhas pretas e pintarem o rosto de preto, e nós temos que respeitar quem se sente ofendido. Estou muito orgulhosa porque os diretores acharam por bem abdicar desta malha em prol de algo maior, mesmo estando chateados.”
Com a decisão, cada integrante assinou um documento se comprometendo a não usar os adereços, sob pena de responder criminalmente. Como a mudança foi feita de última hora, muitas pessoas desistiram de desfilar. “Muitos membros desistiram, porque fomos avisados apenas com uma semana de antecedência. Na sexta-feira passada (15), fizeram uma reunião e no domingo (17), no último ensaio, nos informaram”, diz um dos integrantes, que preferiu não ser identificado.
A concentração que contará com cerca de 80 a 90 pessoas, além da bateria, está marcada para às 13h no Parque Halfeld. O desfile acontecerá às 15h, com os foliões descendo o Calçadão em direção à Praça da Estação, às 17h. Com o lema, “Me engana que eu gosto, no circo da vida, Domésticas de Luxo é pura alegria!”, o samba enredo vai homenagear o circo, com os integrantes fantasiados de palhaço. Os Médicos do Barulho também participarão do desfile. “Eles se identificaram com o nosso enredo e também farão parte dessa festa”, explica Cláudia, que reforça: “O racismo não está presente na história do bloco”.
Ela explica que este ano os integrantes vão se apresentar sem os adereços pretos, mas que isso pode mudar, já que existe um processo desde 2010 para tombamento do bloco como patrimônio da cidade. “A decisão está tomada para este ano. Isso é algo para ser mais discutido e teremos um ano inteiro pela frente para decidir como serão os próximos desfiles.”
Os tambores não se calam
Por volta das 15h, os integrantes do grupo Ingoma se reúnem no Parque Halfeld, ao som da discotecagem do coletivo Vinil é Arte, com o DJ Pedro Paiva, para em seguida, descer o Calçadão e a Av. Getúlio Vargas até chegar à Praça Antônio Carlos, onde o bloco fará um show completo com cerca de 70 a 80 integrantes e participações especiais. “É para lavar a alma de todos. Teremos a participação superespecial do rapper daqui da cidade RT Mallone e do Sérgio Pererê, um dos maiores nomes da cultura da música afro mineira”, destaca o coordenador do grupo, Lucas Soares.
“O Ingoma pesquisa a tradição do congado, a gente toca os tambores mineiros, e por isso estamos homenageando Felipe Teodoro, o capitão da guarda da Congada e Moçambique de Piedade do Rio Grande. É uma guarda que convidou a gente para participar da festa tradicional deles, reconheceu o nosso trabalho artístico como algo que fortalecia essa tradição. Por isso ele estará presente no nosso cortejo, ao lado de Adenilde Petrina, diretora do coletivo Vozes da Rua”, ressalta Lucas.
O grupo, que tem dez anos de existência, pesquisa a cultura afro-brasileira, principalmente a afro-mineira do congado. As canções que fazem parte do cortejo e do show são de autoria de Lucas Soares e muitas músicas vindas da tradição do congado, chamadas toadas ou cantigas, além disso, músicas do cancioneiro popular brasileiro, como Gilberto Gil e Jorge Ben Jor. “O Ingoma não é um bloco de carnaval. Ele funciona o ano inteiro, e é em primeiro lugar um grupo de estudos. A primeira finalidade é a pesquisa, que se ramifica para apresentações e oficinas de tambor mineiro que funcionam o ano inteiro e já contam com 180 alunos. Nós somos então uma mescla de canções próprias, músicas tradicionais do congado e músicas do cancioneiro popular brasileiro”, complementa Lucas.
Carnaval 2019 – Programação
Sábado (23)
Bloco Kids Jardim Norte
Às 10h, no Estacionamento frontal do Shopping Jardim Norte, na Avenida Brasil
Domésticas de Luxo
Às 13h no Parque Halfeld
Bloco dos Malas Veias
Às 14h, na Rua José Nunes Leal (entre os nºs 478 e 538), Santa Luzia
Escola de Samba Mirim Império da Torre
Às 14h, no Grajaú
Eu e Você
Às 15h, na Rua Heitor Guimarães| Vitorino Braga
Bloco Garagem: Originais do Rock
Às 15h, no Jolly Rogers (Av. Eugênio do Nascimento, 34 – Aeroporto) – pago
Bloco do Colô
Às 15h, na Rua Natalina Guerra 325, Três Moinhos
Bloco da Plur
Às 16h, na Praça do Bom Pastor
Ingoma
Às 16h, no Parque Halfeld
Dondocas da Vila
Às 16h, concentração e desfile na Rua Branca Mascarenhas, Monte Castelo
Balança, mas não cai
Às 16h, na Praça São Francisco, Caeté
Realce
Às 16h, na Praça Agassis, Mariano Procópio
Bailinho Infantil
Às 16h, na Praça de Eventos L1| Independência Shopping
Rosário Folia
às 21h, na Praça de Rosário de Minas
Domingo (24)
Pagodão da Inclusão
Às 9h, no Parque Halfeld
Blocão
Às 9h, no estacionamento do Mc Donald’s, Alto dos Passos
Parangolé Valvulado
Às 13h, na Praça dos Três Poderes
Chora não bebê
Às 14h, na Praça Nilo Souto Maior, Santo Antônio
Bafo do Tigre
Às 14h, na Rua José Nunes Leal, Santa Luzia
Me beija que sou universitário
Às 15h, Av. Pedro Henrique Krambeck, s/n, São Pedro
Dondocas da Vila
Às 16h, na Rua Branca Mascarenhas, Monte Castelo
Rosário Folia
Às 16h, na Praça de Rosário de Minas
Balança, mas não cai
Às 16h, na Praça São Francisco, Caeté
Bailinho Infantil
Às 16h, na Praça de Eventos L1| Independência Shopping
Baile de Fantasia da Banda do Ben
Às 17h, no Bar da Fábrica, Praça Antônio Carlos
Segunda-feira (25)
Loucomotiva
Às 14h, no Parque Halfeld
Tô no Vermelho
Às 18h30, no Parque Halfeld
Tópicos: carnaval 2019