Copa Zico Verão 2018 define campeões após 121 partidas
Competição reuniu mais de 50 equipes de base entre os dias 9 e 16 de dezembro, na edição comemorativa de 20 anos do centro de treinamento
No último domingo (16), o Centro de Futebol Zico Juiz de Fora sediou as decisões da Copa Zico Verão 2018. A competição reuniu mais de 50 equipes de base entre os dias 9 e 16 de dezembro, na edição comemorativa de 20 anos do centro de treinamento. Na disputa pelo troféu sub-7, E.O. Flamengo venceu a E.Furacão por 4 a 1. O Rubro-Negro foi novamente campeão no sub-9 contra a E.O. Botafogo por 5 a 3. O time da casa, CFZ-JF levantou o caneco após bater a E.Furacão, na final do sub-11, por 4 a 2 . No sub-13 teve vitória da E.O. Botafogo por 3 a 1 contra a Arena Rocha Cabo Frio. O América de Rio Pomba goleou o Futebol-UFJF por 5 a 1 e levou o título sub-15. E encerrando as partidas, no sub-17, SB Tina Lanches venceu o time da casa por 4 a 2.
Nas premiações individuais, foram considerados destaques os atletas: João Ricardo Fernandes (CFZ-JF sub-7), Pablo Magalhães (E.O Botafogo sub-9), João Pedro Vieira (CFZ-JF sub-11), João Lucas De Oliveira (Arena Rocha Cabo Frio sub-13), Silas De Souza (América Rio Pomba sub-15) e Gabriel Paes De Sá ( CFZ-JFsub-17). Os artilheiros foram Rafael José (E.O Flamengo JF sub-7), João Pedro (E.O Flamengo sub-9), Luis Guilherme (Escola Furacão sub-11), Kauã Oliveira Souza (E.O Botafogo sub-13), Cesar Braga Batista – (E.O Flamengo JF sub-15) e Oscar Pereira Gomes (SB Tina Lanches sub-17).
Para Léo Beire, diretor do CFZ-JF, o crescimento do torneio é perceptível. Em sua primeira edição em 2017, o campeonato contava com 36 equipes, saltando para 62 neste verão. “A avaliação é muito positiva, percebemos o crescimento da competição com o envolvimento de equipes da cidade, da região e do estado do Rio de Janeiro. Tivemos equipes que vieram bem de longe, de Cabo Frio (RJ) e Manhuaçu (MG) e também muitos jogadores de todas as regiões. O envolvimento e a participação vêm a cada dia demonstrando que a Copa está consagrada na cidade e nosso objetivo de chegar a 90 equipes, acredito que daqui um ano, pode ser atingido. O nível técnico vem melhorando, as pessoas vão entendendo a filosofia e os objetivos da Copa Zico e o número de meninos que são observados e avaliados aumentam também e muitos que estão participando são convidados a fazer testes em clubes com times profissionais e categorias de base bem trabalhadas,” avalia. Segundo o diretor, entre os olheiros estiveram presentes observadores do Botafogo e Corinthians. Ao todo, cerca de 750 atletas participaram em 8 dias de jogos, com 121 partidas.