Por que vale a pena viajar por agĂȘncia
PUBLIEDITORIAL
AlĂ©m de o preço ser o mesmo dos buscadores na internet, vocĂȘ tem um consultor a seu dispor
Viajar por conta prĂłpria pode ser uma grande aventura, mas nem todo mundo tem tempo e disposição para passar horas peregrinando em sites de busca, pesquisando preço, checando qualidade de hotel, grau de confiança das empresas, estudando destinos, melhor Ă©pocaâŠ
E quando se trata de marinheiro de primeira viagem entĂŁo⊠fica ainda mais difĂcil confiar em depoimentos de tantos estranhos no mundo virtual. SerĂĄ que estĂĄ falando a verdade? Ou o site pagou para falar bem? E se elogiou, serĂĄ que tem o mesmo gosto que eu, as mesmas exigĂȘncias? Melhor nĂŁo arriscar, pois as chances de cair em uma roubada podem ser grandes e desnecessĂĄrias. E a viagem dos sonhos pode se transformar em um pesadelo.
Afinal, quem nunca caiu numa das muitas pegadinhas da rede em busca de produtos e serviços mais baratos? Voo promocional que sai do GaleĂŁo e chega no Santos Dumont, ou com saĂda em Congonhas e retorno em Guarulhos, escalas demoradas, em que vocĂȘ acaba gastando mais no aeroporto com alimentação⊠pacote para as fĂ©rias no Nordeste no perĂodo chuvosoâŠ
Para curtir a viagem ao mĂĄximo, em vez de acumular mais problemas, Ă© que entra o agente de viagem, ou melhor, o consultor – de viagem e financeiro. “AlĂ©m de sugerir os melhores destinos, conseguimos os melhores preços e ainda fazemos todo o planejamento, estudando caso a caso”, ressalta a consultora de viagem Carolina Mascarenhas, da SnowMass Turismo e IntercĂąmbio. “A gente economiza para o cliente e ainda damos todo o suporte necessĂĄrio”, completa Denise Santos, da agĂȘncia de viagens DC Tur.
‘NĂŁo existe diferença de preço’
E se vocĂȘ ainda pensa que vai pagar mais caro por isso, estĂĄ equivocado. “A internet Ă© nossa aliada e nĂŁo nossa concorrente. NĂŁo existe diferença de preço, mas de serviço oferecido”, reforça Fabiana Mendes, da Fama Viagens.
“Conhecemos o mercado, jĂĄ temos a referĂȘncia dos custos das passagens aĂ©reas para saber se estĂŁo caras ou nĂŁo. Oferecemos os mesmos preços dos buscadores, que funcionam como ‘agencias de viagens’ on-line. A diferença Ă© que estes sites chamam pelo preço, mas nem sempre Ă© um bom negĂłcio. Ă preciso cuidado ao comprar. NĂłs temos um compromisso em satisfazer o cliente. E, mais que a comissĂŁo, este Ă© o nosso prazer”, destaca Gustavo Lemos, da Try Turismo. SĂłcia de Gustavo, Luana Carrato convida o leitor a comparar as vantagens da agĂȘncia com a internet: “Recebemos treinamentos, viajamos muito tambĂ©m, visitamos os hotĂ©is, conhecemos o que estamos vendendo”.
Mercado mobilizado
Em uma iniciativa inĂ©dita, agĂȘncias de viagens se unem para fortalecer o mercado de turismo e valorizar o trabalho destes profissionais, em um movimento que estĂĄ começando em Juiz de Fora. O primeiro passo foi a criação do Clube de Consultores das AgĂȘncias de Viagem de JF, que reĂșne membros das agĂȘncias DC Tur, Fama Viagens, Picorelli Turismo, Snowmass e Try Turismo. “Nosso objetivo Ă© trazer novos destinos, informação de confiança, com base em experiĂȘncias vivenciadas na prĂĄtica e em anos de mercado”, afirma Denise.
AndrĂ©a Picorelli, diretora da Picorelli Turismo, faz um alerta principalmente aos mais jovens, acostumados a resolver tudo on-line. “A furada pode estar no clique”, avisa. E recomenda: “Cuidado com o impulso da compra on-line”. AnĂșncios estĂŁo sempre estimulando uma decisĂŁo imediata: “Quase esgotado”, “Resta apenas um quarto disponĂvel”, entre outros. “Fake news da viagem, tudo mentira”, completa Carolina Mascarenhas.
O risco pode ser alto tambĂ©m ao alugar uma casa que nĂŁo existe. “As agĂȘncias oferecem mais segurança e garantias nesses casos”, aponta AndrĂ©a. “Calotes podem acontecer, por isso Ă© importante confiar no serviço de uma agĂȘncia de viagem. Desconfie tambĂ©m de cĂąmbios com valores abaixo do preço de mercado. Isso nĂŁo existe”, afirma AndrĂ©a, com a experiĂȘncia de mais de 30 anos no mercado.
E entĂŁo? Deu vontade de arrumar as malas? Experimente dessa vez consultar uma agĂȘncia de viagem.
Novidade em Copacabana
O Fairmont Copacabana, no Rio de Janeiro, serĂĄ inaugurado em abril de 2019. O hotel terĂĄ 375 apartamentos, dos quais 68 suĂtes e 54 Fairmont Gold Rooms, a categoria de elite da bandeira de luxo da Accor. Vai ocupar o antigo Sofitel Copacabana, com centro de convençÔes para mil pessoas em formato de auditĂłrio e 13 salas de reuniĂŁo. Academia, duas piscinas e cinco salas de spa fecham a lista de olho no bem-estar dos hĂłspedes.
Navio de primeira grandeza
Pela primeira vez, o novo MSC SEA VIEW, maior navio a navegar pela costa brasileira, virĂĄ ao paĂs. Com embarque em Santos e Salvador, Ă© a principal novidade da temporada 2018/2019.
Vacine-se para viajar
Atenção passageiros com destino a Punta Cana! Desde o dia 29 de novembro, o paĂs exige certificado internacional da vacina de febre amarela. Ă necessĂĄrio tomar a vacina pelo menos 10 dias antes de embarcar.
Rio-Londres mais barato
Brasil entra na rota das aéreas de baixo custo. A aérea low cost Norwegian jå abriu vendas para os primeiros voos ligando o Reino Unido ao Brasil, com uma rota direta entre Londres e Rio de Janeiro (RJ). As operaçÔes começam em 31 de março de 2019, com rotas às segundas, quartas, sextas-feiras e domingos.