Cinco dicas indispensáveis para o processo de contratação
Levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que comércio deve criar 72,7 mil novos postos de trabalho temporários neste final de ano
O fim do ano se aproxima e com ele a expectativa de aumento nas vendas e a necessidade de contratação de pessoal. O comércio varejista é o que oferecerá mais vagas. Um levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que, no fim de 2018, o comércio deve criar 72,7 mil novos postos de trabalho temporários.
Para atender a essa demanda, é comum as empresas optarem por esse tipo de contratação, mas isso não deve ser justificativa para não se preocupar com o processo de recrutamento e seleção. O custo de se contratar de forma errada é muito alto, portanto, é preciso se basear em estratégia e planejamento.
Realizar a contratação não é algo simples, especialmente para as micro e pequenas empresas, que não possuem estrutura para a realização de grandes processos ou departamentos responsáveis pela tarefa. Conheça, então, importantes dicas que irão auxiliá-lo a fazer as melhores escolhas:
1) Dedique um tempo para desenhar o perfil do cargo
A definição correta do perfil é condição essencial ao elaborar o anúncio que irá divulgar as vagas disponíveis. Quanto melhor se desenha o perfil, mais eficiente será o processo.
Pense na função e no tipo de funcionário que você quer para a sua empresa. Faça uma lista e inclua nela o que deseja e o que não aceita. Isso irá auxiliá-lo a descrever a vaga e analisar os candidatos. Trace o perfil considerando os conhecimentos técnicos e também as habilidades e atitudes (CHA) e não deixe de considerar os valores e a cultura da empresa.
2) Não seja refém das indicações
Indicações feitas por conhecidos são válidas, mas existem diversas empresas de recrutamento que cobram valores acessíveis para divulgar vagas e atrair candidatos adequados ao perfil. Aproveite também os portais gratuitos de vagas de emprego, as redes sociais e as plataformas de vídeos. Essas ações aceleram e qualificam o processo de contratação.
3) Faça uma análise criteriosa dos candidatos
Analise criticamente os currículos, correlacionando-os com a lista de conhecimentos, habilidades e atitudes exigidas para a vaga. Outros pontos que também devem ser observados:
- Escolaridade: verifique o tempo despendido entre o início e o fim do curso, a carga horária e a relevância do conteúdo;
- Experiência profissional: observe as atividades desempenhadas. Por meio delas é possível ter uma ideia das competências técnicas dos candidatos;
- Verifique se existem imprecisões nas descrições, como datas contraditórias. As mentiras mais frequentes se relacionam às habilidades em idiomas, títulos de cargos, cursos extracurriculares e tempo de serviço.
4) Se prepare para a entrevista
Após a análise dos currículos, anote as dúvidas e perguntas que deseja fazer para cada candidato. Utilize um roteiro para a entrevista e inicie apresentando a empresa e explicando o que espera do candidato. A entrevista mais informal faz o candidato se sentir à vontade e ser mais transparente ao narrar seu histórico profissional.
Olhe sempre no olho do candidato e anote os pontos mais importantes. Observe sua pontualidade, forma de se expressar e vocabulário. Dependendo do cargo, deve-se solicitar que o candidato redija um pequeno texto manuscrito sobre sua personalidade – algo pessoal ou profissional. Assim é possível conhecer mais sobre ele e verificar a ortografia. No final da entrevista, informe a data em que dará retorno.
5) Finalize com chave de ouro
Após a escolha do candidato, averígue suas referências profissionais, entrando em contato com os responsáveis em empregos anteriores. Outra ação comum é checar as informações dos candidatos pela internet. Nas redes sociais é possível conhecer melhor o perfil pessoal do candidato e obter informações que não estão disponíveis no currículo. Não deixe de dar retorno a todos os candidatos, mesmo que a resposta seja negativa. Você pode fazer isso por e-mail ou telefone.