Disciplina de colégio aborda moda sustentável
As aulas fazem parte das ágoras, matérias de curta duração ofertadas trimestralmente aos alunos do João XXIII
Trabalhar a moda sob a perspectiva da sustentabilidade foi a proposta de uma das disciplinas extracurriculares ministradas neste trimestre aos alunos do ensino médio do Colégio de Aplicação João XXIII. Nesta sexta-feira (31), os 18 estudantes matriculados na ágora “Moda e diálogos” realizaram uma atividade prática, onde tiveram que captar referências e montar produções de moda dentro da temática, que deram origem a pequenos editoriais de moda, fotografados nas imediações da instituição. Ao longo de toda a semana, os adolescentes participaram de outras atividades, bem como aulas teóricas e vivências, como a visita a um brechó.
A responsável por levar este conhecimento aos alunos é a professora de língua portuguesa e literatura da escola, Raquel Pinheiro, que também é especialista em moda, cultura de moda e arte. Para ela, trabalhar este conceito é uma questão urgente. “Dentro desta proposta, a ideia foi relacionar a moda ao mundo, como um olhar mais crítico, como algo que você pode fazer a diferença, e não é fútil, que faz pensar e movimentar a sociedade. Hoje há vários movimentos de moda que buscam essa reflexão. A moda precisa se ressignificar. Pudemos contar com parcerias bacanas aqui da cidade para falar a respeito disso aos nossos alunos”, ressalta.
A primeira atividade da ágora nesta semana foi uma roda de conversa com a idealizadora e autora do projeto “Moda sem sacola”, Isabela de Magalhães, uma revista online que trata do Slow Fashion, que nada mais é do que um movimento e uma alternativa sustentável à produção em massa, que vem ganhando força no mundo da moda. Outra ação prática foi a visita e o workshop de moda consciente no espaço Rata De Brechó. Encerrando a disciplina, a construção prática de moodboard flash – montagem de painéis de inspiração para construção de looks de uma coleção ou um editorial de moda – e realização da montagem de looks, com peças trazidas pelos alunos, e registros do editorial de moda.
A primeira atividade da ágora nesta semana foi uma roda de conversa com a idealizadora e autora do projeto “Moda sem sacola”, Isabela de Magalhães, uma revista on-line que trata do slow fashion, alternativa sustentável à produção em massa, que vem ganhando força no mundo da moda. Outra ação prática foi a visita e o workshop de moda consciente no espaço Rata De Brechó. Encerrando a disciplina, a construção prática de moodboard flash – montagem de painéis de inspiração para construção de looks de uma coleção ou um editorial de moda – e realização da montagem de looks, com peças trazidas pelos alunos, e registros do editorial de moda.
“A gente sabe que nenhum conhecimento é absorvido de forma instantânea, mas espero que esta proposta possa trazer outros olhares, para que os estudantes façam as suas reflexões. Que partam do conceito generalizado da moda e sigam por outros caminhos, mostrando que na moda há pessoas fazendo coisas reais, construindo peças com coisas que iriam para o lixo. Durante a visita ao brechó, eles puderam entender como funciona e aprender truques para mudar uma roupa que eles têm em casa, sem precisar comprar nada”, destaca Raquel.
As ágoras ofertadas pelo João XXIII consistem em uma modalidade de disciplinas de curta duração – carga horária de dez horas – oferecidas trimestralmente no período da tarde e de forma exclusiva aos alunos do Ensino Médio. Essas matérias abrangem diversos temas e estão disponíveis na instituição desde 2015. O objetivo é desenvolver o aluno, proporcionando um aprendizado diferenciado sobre temas que vão além dos tradicionais vistos em sala de aula. As aulas são ministradas por professores do colégio e também por técnicos, que dão auxílio para a complementação do desenvolvimento dos temas. Ao longo do ano, são oferecidas cerca de 20 ágoras em cada trimestre. O aluno deve optar por trêse cursá-las no ano. O termo “ágora” é sinônimo de praças públicas e faz uma referência à Grécia antiga. Nesses espaços eram realizadas assembleias do povo. No João XXIII, a nomenclatura faz uma analogia por promover um importante espaço de discussão entre os alunos.
Tópicos: educação