Condomínio – Como lidar com o fluxo de visitantes durante os jogos da Copa

PUBLIEDITORIAL


Por Universal Imóveis

24/06/2018 às 07h00

Alê SITE
Alessandra Ribeiro, diretora de condomínios Universal Imóveis

Todo condomínio possui as suas particularidades, isso para quaisquer que sejam as situações. Tanto em questão de barulho, limpeza, festas, animais… O que torna ainda mais comum que em época de Copa os condomínios tracem cuidados ainda mais claros sobre a entrada de visitas no local.

É super necessário – em toda a extensão do ano – que haja um rigor de identificação de todo o fluxo de visitantes em condomínios. Esse rigor é primordial para garantir a segurança das pessoas no local, tanto moradores como funcionários.

Geralmente, em alguns residenciais, o morador que estiver recebendo a visita se torna responsável por ela. Ou seja, sabendo das regras de convivência do condomínio, o condômino deve certificar-se que o comportamento de todos está de acordo com as práticas do local.

Como estabelecer um controle de fluxo?

Para os porteiros a maior dificuldade está em torno do fluxo de pessoas entrando e saindo do condomínio, principalmente quando existe algum evento acontecendo no local.

Em época de Copa é normal que famílias e amigos se reunam para comemorar e festejar juntos os jogos. Nessas situações, é válido que uma rotina de identificação seja determinada para que não saia do controle regular do residencial.

Identificação dos visitantes

É indicado que durante esse perído de alto fluxo de circulação os condomínios se certifiquem de criar a rotina de anotação em um livro de registros. Anotar nome, identidade e pedir assinatura da pessoa é uma prática muito bem vista para garantir a segurança do condomínio.

A visita está sendo esperada?

Além de pegar a identificação dos visitantes durante esse período de fluxo de visitas, é primordial que o porteiro certifique-se de que a visita é bem vinda. Ou seja, sempre perguntar o nome e a referência do morador que será visitado. Depois disso, interfonar para a pessoa e confirmar a validade da espera.

Esse cuidado garante que nenhum morador seja pego de surpresa – por mais que conheça alguém que mora naquele local, é preciso identificar se essa visita deveria mesmo estar naquele local e aquela hora.

Existe hora para a visita?

Hora para visita geralmente não é estabelecida em condomínios residenciais, mas a regra do silêncio é normal que seja regularizada dentro da legislação do local. Isso porque em caso da comemoração se prolongar por tempo inesperado, é preciso que todo cuidado seja tomado para não perturbar o resto dos moradores.

Colaboração com as regras do condomínio

Sendo parte integrante da equipe de profissionais que trabalha no condomínio, é importante que o porteiro esteja atento as movimentações ao entorno do local. A qualquer sinal de um descumprimento de regras ou de atitudes suspeitas no local, o porteiro deve alertar a segurança ou ao síndico para que alguma atitude seja tomada a partir daí.

Administração do condomínio

A administração do condomínio requer prática, experiência e paciência. Principalmente para lidar com situações inesperadas e que precisam ser solucionadas de forma rápida.

conteudo anunciante4

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.