Inverno começa com quadro climático estável
Névoa úmida, característica da estação, esteve presente na manhã do primeiro dia de solstício, quando termômetros marcaram 14 graus em Juiz de Fora; na madrugada, temperatura chegou a 12 graus
O primeiro dia do inverno em Juiz de Fora foi caracterizado por grande amplitude térmica. De acordo com o 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros registraram entre 11,9 e 23,3 graus. Por volta das 7h, primeira hora da nova estação, a sensação térmica chegou a 6 graus no município. A previsão é que esse comportamento se mantenha, com dias relativamente quentes e noites frias. Não há previsões de chuvas, mas as manhãs devem apresentar névoa úmida.
Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), entre esta sexta-feira (22) e domingo (24), os termômetros deverão registrar entre 11 e 25 graus na cidade. Existe ainda a possibilidade de baixa umidade relativa do ar no período da tarde, que é uma das características do inverno. Nesta quinta, o Inmet registrou patamar mínimo de 52% e, nos próximos dias, o índice pode declinar entre 30% e 40%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), valores entre 21% e 30% já configuram estado de atenção. Nestes casos, recomenda-se beber água em abundância, evitar exposição ao sol e não fazer exercícios físicos ao ar livre durante as tardes.
Conforme a Tribuna divulgou, os juiz-foranos devem esperar um inverno de dias com grande amplitude térmica, que é a diferença entre mínima e máxima ao longo de 24 horas, episódios de baixa umidade relativa do ar no período da tarde e estabilidade atmosférica, com raros registros de precipitações.