O paĆs dos caminhoneiros
āOs caminhoneiros expuseram como o Brasil Ć© um paĆs dependente dessa classe, que Ć© menosprezada e, muitas vezes, passa despercebidaā
Poucos carros e Ć“nibus nas vias urbanas; motoristas em filas para abastecer seus automĆ³veis com o restante de combustĆvel que os postos de gasolina possuem; famĆlias estocando alimentos nĆ£o perecĆveis em suas residĆŖncias; alĆ©m da diminuiĆ§Ć£o – e atĆ© suspensĆ£o – de alguns serviƧos pĆŗblicos. O que parece ser um cenĆ”rio perfeito para uma sĆ©rie ou um filme apocalĆptico se tornou a realidade dos municĆpios do nosso paĆs por dias.
Tudo isso foi causado pela greve dos caminhoneiros anunciada no dia 18 de maio, sexta-feira, que veio a se concretizar no dia 21, segunda, e comeƧou a impactar de maneira clara as rotinas brasileiras jĆ” no dia 23, quarta-feira. Os grevistas pararam seus veĆculos, reivindicando principalmente que o Governo zerasse a carga tributĆ”ria sobre o diesel, que sofreu com aumentos nos Ćŗltimos meses por meio da polĆtica de preƧos da Petrobras.
Apesar da situaĆ§Ć£o caĆ³tica anteriormente descrita, grande parte da populaĆ§Ć£o ficou do lado daqueles que dirigem caminhƵes pela extensa malha rodoviĆ”ria do Brasil _ que, de acordo com o site oficial do MinistĆ©rio dos Transportes, Portos e AviaĆ§Ć£o Civil, Ć© formada por mais de 1,5 milhĆ£o de quilĆ“metros. DoaƧƵes de Ć”gua e mantimentos, “buzinaƧos” e passeatas pelas cidades foram os principais sinais desse apoio.
Assim como qualquer movimento, porĆ©m, tambĆ©m existiram os contrĆ”rios Ć greve dos caminhoneiros, alegando que a origem do ato nĆ£o foi dos prĆ³prios motoristas de caminhĆ£o, mas, sim, dos seus patrƵes e empresĆ”rios do ramo – o que se caracteriza como lock out, ou locaute em portuguĆŖs, prĆ”tica considerada criminosa no Brasil.
Bom, se a decisĆ£o de parar os caminhƵes nas beiradas das rodovias partiu dos motoristas ou dos seus respectivos patrƵes ainda nĆ£o sabemos. Isso sĆ³ as investigaƧƵes, jĆ” iniciadas, irĆ£o dizer. Mas uma coisa Ć© certa: os caminhoneiros expuseram como o Brasil Ć© um paĆs dependente dessa classe, que Ć© menosprezada e, muitas vezes, passa despercebida, pois trabalha por noites afinco, carregando produtos que fizeram tanta falta durante os dias de paralisaĆ§Ć£o; e mostraram, tambĆ©m, como a uniĆ£o faz a diferenƧa nesse tipo de atividade.
Existe outro ponto que merece ser ressaltado: o fato de os brasileiros apoiarem os caminhoneiros, mesmo sofrendo com inĆŗmeros desabastecimentos, aponta como estĆ£o cansados de pagar por altos impostos e nĆ£o usufruir de recursos pĆŗblicos de qualidade.
Aguardemos o passar dos dias…
Este espaƧo Ć© livre para a circulaĆ§Ć£o de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniƵes. Os artigos para essa seĆ§Ć£o serĆ£o recebidos por e-mail ([email protected]) e devem ter, no mĆ”ximo, 35 linhas (de 70 caracteres) com identificaĆ§Ć£o do autor e telefone de contato. O envio da foto Ć© facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereƧo de e-mail.