Veja o que funciona nesta quarta e durante o feriado de Corpus Christi
Aos poucos, alguns serviços públicos e privados conseguem voltar ao atendimento normal, mas boa parte ainda segue afetada pela greve dos caminhoneiros
Órgãos públicos da PJF
Funcionam entre 8h e 14h, nesta quarta. Na quinta, feriado, não haverá expediente. Na sexta (1º de junho), é ponto facultativo
Saúde pública
UBS e PAM Marechal atendem entre 8h e 14h nesta quarta. Na quinta e sexta não haverá atendimento. Os serviços de Urgência e Emergência (HPS, UPAS e PAI ) funcionam normalmente 24 horas.
A Acispes tem atendimento retomado nesta quarta, incluindo coletas de sangue, fezes e urina. Transporte intermunicipal de pacientes está comprometido pela falta de combustíveis (somente urgência e emergência).
O Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus funciona apenas para cirurgias emergenciais reguladas pelo Samu, além dos atendimentos obstétricos. Pela limitação de insumos em estoque, pacientes já internados têm prioridade.
Na Santa Casa, as cirurgias eletivas estão suspensas para garantir segurança dos pacientes já internados. Exames e consultas continuam sendo realizados.
A Ascomcer montou um plano de contingência e informou que o estoque de medicamentos e materiais não dura até o fim de semana. Ambulatórios de quimioterapia e radioterapia funcionam normalmente, mas o hospital não recebe novas internações. Cirurgias estão sendo remarcadas, e a unidade pede que doações sejam entregues diretamente em sua sede. Ambulatório não funciona no feriado e reabre na sexta-feira.
O Hospital Albert Sabin suspendeu as cirurgias eletivas, mas garante atendimentos de urgência e ambulatoriais.
O Monte Sinai mantém todos os atendimentos previstos, mas reiterou que avalia a situação dia a dia.
No Hospital Regional João Penido, as consultas agendadas para esta quarta foram canceladas. Cirurgias eletivas foram suspensas.
Coleta de lixo
Coleta domiciliar opera normalmente. Os serviços de roçada e capina estão temporariamente paralisados e os atendimentos prestados pelo setor administrativo acontecem das 8h às 14h. Na quinta-feira, não haverá coleta de lixo. Os serviços retornarão nos dias 1º e 2 de junho.
Transporte coletivo
O Cinturb vai operar nesta quarta-feira de forma reduzida, com veículos transitando nos horários de domingo. Fora do período de pico (das 9h às 16h e após às 20h), haverá redução de oferta respeitando a racionalização de cada empresa. A orientação é que os usuários façam o uso dos aplicativos CittaMob ou BusãoJF ou ainda fazer buscas por linhas no site www.astransp.com.br.
Cemig
Prioriza atendimentos essenciais, como falta de energia, riscos para terceiros e cabos partidos. Execução de serviços programados foi suspensa. Atendimento ao público permanece aberto, mas não há garantia de solução de demandas que não sejam urgentes. Somente na quinta, os atendimentos poderão ser feitos pelo telefone de plantão no 116.
Restaurante Popular
As unidades Centro e Zona Norte mantêm o funcionamento normal nesta quarta, fecham no feriado e retornam na sexta-feira.
Feiras Livres
Continuam ocorrendo normalmente, mas pode haver oferta limitada de produtos pelos feirantes.
Abastecimento de água
Atendimento normal na quarta. Quinta e sexta atendimento ao público pelo telefone de plantão 115.
Supermercados
Funcionam normalmente, mas há falta pontual de materiais e alimentos. Algumas redes limitaram a venda de cinco itens por pessoa e pedem que clientes levem sacolas de casa.
Comércio
Lojistas estão com dificuldades para repor estoque, mas estabelecimentos funcionam normalmente. No feriado não há expediente, mas as lojas reabrem na sexta e sábado.
Cine-Theatro Central
Quarta: apenas as visitas guiadas. Feriado e final de semana ficará fechado.
Espaço Reitoria
Exposição “Janelas”, de Edmundo Schmidt, aberta para visitação nesta quarta-feira (30) das 8h às 20h. Quinta e sexta estará fechado.
Fórum da Cultura
Funcionamento normal, para visitação da mostra “Sertanejo”, do Museu de Cultura Popular, de segunda a sexta, das 14h às 18h, e apresentação do espetáculo “Circo Theatro Brazil”, de quarta a domingo, às 20h30.
Museu de Arte Murilo Mendes e Memorial da República Itamar Franco
Funcionamento normal para visitação das exposições em cartaz, das 9h às 18h. Quinta, sexta e sábado de 12h às 18h. Domingo não haverá funcionamento.
Museu Mariano Procópio
O parque do museu será aberto à visitação normalmente, de terça a domingo, com entrada a partir das 6h para o Clube da Caminhada e às 8h para o público em geral, com funcionamento até as 18 horas. Já a galeria Maria Amália será aberta para visitação somente nesta quarta-feira (30), de 10h às 14h.
Parque da Lajinha
Funcionamento de 8h às 17h nesta quarta, quinta e sexta.
Câmara Municipal
Horário reduzida nesta quarta de 8h às 14h.
TJMG
No dia 30, quarta-feira, os prazos processuais relativos aos feitos que tramitam, nos cartórios da Secretaria do Tribunal de Justiça e nas unidades judiciárias da justiça de primeira instância, ficam suspensos, sendo prorrogados para o primeiro dia útil seguinte ao término do período de suspensão. Nesta data, o expediente será normal no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. As petições e demais documentos, relativos aos feitos que tramitam nos cartórios da Secretaria e nas unidades judiciárias de primeira instância poderão ser normalmente protocolizados durante o dia 30 de maio.
Nas comarcas em que houver expediente, nos dias 31 de maio e 1º de junho, por não se comemorar o feriado municipal de Corpus Christi, ficam suspensos, nesses dias, os prazos processuais, nos termos do inciso I do art. 1º da Portaria Conjunta da Presidência nº 743/PR/2018. Da mesma forma, petições e demais documentos, relativos aos feitos que tramitam nas unidades judiciárias dessas comarcas, poderão ser normalmente protocolizados durante os dias 31 de maio e 1º de junho.
O que não funciona
– Departamentos do Estado de Minas Gerais: O governador Fernando Pimentel (PT) decretou ponto facultativo em todas as repartições públicas até o fim da semana.
– Escolas da rede municipal: As aulas estão suspensas nesta semana.
– Escolas da rede estadual: As aulas estão suspensas pelo menos até o fim desta semana.
– Escolas da rede particular: Vai depender do cronograma de cada instituição. A orientação do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino da Região Sudeste (Sinespe/Sudeste) é que as aulas ocorram normalmente, medida já anunciada pelos colégios Santa Catarina e Jesuítas. Ambas ressaltam, porém, que não haverá prejuízos aos estudantes ausentes. Os colégios Academia, Apogeu, Granbery e Vianna Júnior suspenderam as atividades.
– Ensino superior: A UFJF e as faculdades Vianna Júnior, Machado Sobrinho, Unipac, Granbery, Suprema, Estácio, Facsum, Doctum, CES suspenderam as aulas.
– TJMG: Nos dias 30, 31 e 1º de junho, os prazos processuais relativos aos feitos que tramitam nos Cartórios da Secretaria do Tribunal de Justiça e nas Unidades Judiciárias da Justiça de Primeira Instância, ficam suspensos, sendo prorrogados para o primeiro dia útil seguinte ao término do período de suspensão.
Funcionam em regime de plantão
– Settra
– Empav
– Cemig
– Cesama (das 7h30 às 13h30 para área operacional e das 8h às 14h para a área administrativa, incluindo agência de atendimento)