Ouça agora

Coluna 23 07:00:00-09-2011

Por PAULO CÉSAR MAGELLA

FINANCIAMENTO PÚBLICO

O financiamento público de campanha, uma das teses do ex-presidente Lula para a reforma política, não é um bicho de sete cabeças na avaliação do cientista político Raul Magalhães, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Em sua justificativa, ele diz que é bom para permitir recursos para os candidatos que têm menor capacidade de captar dinheiro com os financiadores de campanha. Isso torna a disputa menos desigual. Para os grandes cargos como senador, governador e presidente, o impacto será menor, pois são campanhas muito caras, e o financiamento público não tem condições de cobrir os gastos. De acordo com Magalhães, o melhor sistema é o norte-americano: o candidato pode optar por financiamento público ou privado da campanha e não pode acumular os dois. Assim sabemos quem é quem, e fica mais fácil fiscalizar os abusos, acentuou. O financiamento está inserido no projeto do relator Henrique Fontana (PT-RS), que deve ir para votação em plenário da Câmara Federal.

Unificado

Durante a conferência que fará hoje à noite na Câmara Municipal, o PCdoB dará espaço para um momento político, como acentuou Wadson Ribeiro, nome que a legenda tem para a disputa municipal como candidato a prefeito. Segundo ele, estão confirmadas as presenças dos deputados Júlio Delgado e Bruno Siqueira e da ex-reitora da UFJF, Margarida Salomão – todos cotados para a mesma disputa. Como todos são filiados a partidos que fazem parte da base da presidente Dilma, a meta é unificar um discurso em torno da eleição municipal do ano que vem.

Só uma

Juiz de Fora só tem uma homenagem ao ex-presidente João Goulart, cuja biografia será lançada hoje no Museu de Arte Murilo Mendes, produzida pelo professor de História do Brasil Jorge Ferreira, da UFF. Trata-se da Avenida que liga o final da Avenida Rio Branco ao Carrefour, no Bairro Cruzeiro do Sul. Ela foi promovida pelo então prefeito Tarcísio Delgado, em 1999. Em 1963, chegou a ser aprovada mensagem do então prefeito Adhemar Rezende, dando o nome de Jango ao que é hoje a Avenida Brasil, mas ela foi revogada em 1966, já no regime militar.

Bullying

A Assembleia Legislativa aprovou projeto que cria a política estadual de combate ao bullying, cujo relator foi o deputado Bruno Siqueira (PMDB). Pelo Twitter, ele comemorou: Considero muito importante tentar acabar com o ‘bullying’, pois ele causa graves transtornos para as pessoas que são prejudicadas. Os deputados estaduais fizeram várias audiências, inclusive em Juiz de Fora, para investigar a violência nas escolas, muitas vezes provocada por tal prática.

Intolerância

Também ontem na Assembleia estava prevista para a noite o lançamento da Frente Parlamentar de Promoção da Igualdade Racial. Segundo os organizadores do grupo, a meta é promover a igualdade na sociedade não só combatendo a discriminação da etnia negra, mas também a defesa de ciganos, índios, além de se posicionar em defesa do movimento de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT). Ainda não há uma definição de quantos parlamentares vão participar da frente.

Tribuna

Tribuna

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também