ConheƧa o Volvo XC60, que chega ao Brasil em setembro
O XC60 mudou completamente de funĆ§Ć£o dentro do line up da Volvo. No modelo de primeira geraĆ§Ć£o, lanƧado em 2008, era o SUV de entrada de uma fabricante que nĆ£o andava muito bem financeiramente e ainda precisava se afirmar como marca de luxo. Nessa segunda geraĆ§Ć£o, lanƧada ano passado, o modelo subiu um degrau: ficou mais luxuoso, encorpou e ganhou tecnologias mais sofisticadas. Esse movimento foi pensado para abrir espaƧo para a chegada do pequeno XC40. E mesmo que tenha ficado relativamente mais caro que na primeira geraĆ§Ć£o, o SUV sueco leva boa vantagem neste ponto no embate com os rivais alemĆ£es. No Brasil, o XC60 fica entre R$ 239.950 e R$ 279.950.
Em toda a linha, o propulsor Ć© sempre um 2.0 turbo de 254 cv, com 35,7 kgfm de torque, cĆ¢mbio de oito marchas e traĆ§Ć£o integral on demand. Ele traz ainda os itens obrigatĆ³rios para modelos de luxo, como seis airbag, ar-condicionado digital de duas zonas, revestimento em couro, regulagem elĆ©trica dos bancos, controle eletrĆ“nicos de estabilidade e traĆ§Ć£o, sensores de luminosidade, de chuva e de obstĆ”culos, cĆ¢mara de rĆ©, alerta de colisĆ£o e painel digital.
Mas alĆ©m dos recursos mais Ć³bvios para um modelo de luxo, o XC60 deixa claro que uma de suas armas de seduĆ§Ć£o Ć© uma boa relaĆ§Ć£o custo/benefĆcio. Recursos que nos rivais alemĆ£es costumam estar disponĆveis apenas nas versƵes mais caras, no XC60 aparecem jĆ” na configuraĆ§Ć£o Momentum, a mais barata. Casos do teto solar panorĆ¢mico, dos modos de conduĆ§Ć£o configurĆ”veis para alterar a atuaĆ§Ć£o do motor, cĆ¢mbio e direĆ§Ć£o, dos farĆ³is em led, do GPS integrado ao sistema multimĆdia com sistema de som com 10 alto-falantes e 330 W de potĆŖncia.
Mesmo em relaĆ§Ć£o Ć s versƵes superiores, Inscription e R-Design, o XC60 de entrada nĆ£o fica devendo muito. Ć verdade que em seguranƧa a Momentum perde dois recursos importantes: sensor de ponto cego e alerta de trĆ”fego cruzado na traseira. Deixa de trazer tambĆ©m o painel digital de 12,3 polegadas configurĆ”vel – tem um de 8 polegadas mais simples -, a chave presencial com memĆ³ria e controle de cruzeiro adaptativo, alĆ©m de diversos detalhes estĆ©ticos e de acabamento.
De qualquer forma, a estratĆ©gia da Volvo em relaĆ§Ć£o ao XC60 estĆ” dando certo no Brasil. Aparentemente, a marca achou um atalho para ganhar prestĆgio e mercado mais rapidamente. Tanto que o SUV teve neste primeiro quadrimestre de 2018 seu melhor desempenho, com 895 unidades ā mesmo com a chegada do XC40, que teve 1.300 reservas na prĆ©-venda. Esse nĆŗmero representou um crescimento de quase 40% sobre o Ćŗltimo quadrimestre de 2017 e ficou bem acima das vendas obtidas pelos representantes de Audi, Mercedes e BMW no segmento de SUVs mĆ©dios.
ImpressƵes ao dirigir
A opĆ§Ć£o da Volvo para o mercado brasileiro foi manter o XC60 em um padrĆ£o alto. A marca sĆ³ estĆ” trazendo os modelos com os motores mais fortes e com um bom nĆvel de equipamentos desde a versĆ£o mais barata ā no caso, a Momentum. Os 254 cv de potĆŖncia e o bom torque de 35,7 kgfm, que aparece na plenitude jĆ” aos 1.500 rpm, deixam o SUV de quase duas toneladas bem animado. As aceleraƧƵes e retomadas sĆ£o do tipo que pressiona o corpo dos ocupantes contra o encosto. Neste caso, a distribuiĆ§Ć£o da traĆ§Ć£o elimina a reaĆ§Ć£o de torque no volante, mas ainda assim o SUV empina um pouco a frente.
A estabilidade do SUV tambĆ©m Ć© exemplar. Mesmo em velocidades altas, nĆ£o hĆ” a sensaĆ§Ć£o de flutuaĆ§Ć£o que costuma acometer os SUVs de maior porte. Nas curvas, o XC60 se mantĆ©m firme, sem muita rolagem de carroceria. A suspensĆ£o Ć© ligeiramente rĆgida, mas filtra bem as irregularidades do piso. Mesmo sendo potente e estĆ”vel, nĆ£o Ć© na esportividade que este Volvo fica mais Ć vontade. O prĆ³prio cĆ¢mbio, com sistema sequencial diretamente na alavanca, desestimula uma direĆ§Ć£o mais agressiva.
O conforto parece ser mesmo a maior vocaĆ§Ć£o do SUV sueco. Os bancos sĆ£o macios na medida certa e oferecem Ć³timo apoio nas laterais e nas costas. O elegante design do interior e o teto panorĆ¢mico tornam o ambiente bastante agradĆ”vel. O silĆŖncio no habitĆ”culo Ć© absoluto. Quando o veĆculo estĆ” parado, por vezes Ć© preciso verificar no conta-giros para ver se o motor estĆ” ligado ou nĆ£o. O ar-condicionado Ć© bem eficiente e a interface com os recursos do carro, atravĆ©s do monitor vertical no console, Ć© bem simples e objetivo.
Ponto a ponto
Desempenho
O motor 2.0 turbo de 254 cv instalado sob o capĆ“ do Volvo empurra o modelo de pouco mais de duas toneladas com grande facilidade. AlĆ©m de potente, tem um Ć³timo torque, de 35,7 kgfm, disponĆvel jĆ” aos 1.500 giros. O resultado Ć© que, desde a arrancada, o modelo se mostra bem disposto ā o que fica evidente no zero a 100 km/h realizado em 6,8 segundos. As retomadas tambĆ©m sĆ£o bem Ć”geis, graƧas ao bom entendimento entre o propulsor e o cĆ¢mbio de oito velocidades. Nota 9.
Estabilidade
A nova plataforma modular SPA da Volvo, construĆda com seis tipos de aƧo diferentes, consegue neutralizar bem os movimentos da carroceria, tanto nas retas quanto e principalmente nas curvas. Mesmo sendo maior e mais equipado que seu antecessor, esta segunda geraĆ§Ć£o manteve o mesmo peso, abaixo de duas toneladas. A boa calibragem da suspensĆ£o consegue equacionar bem a relaĆ§Ć£o entre conforto e estabilidade e exige poucas intervenƧƵes dos sistemas dinĆ¢micos auxiliares, que entram em aĆ§Ć£o ao primeiro sinal de desequilĆbrio. Nota 9.
Interatividade
Os acionamentos bĆ”sicos do XC60 estĆ£o na localizaĆ§Ć£o clĆ”ssica e o volante multifuncional concentra diversos controles, o que deixa tudo bem Ć mĆ£o do motorista. JĆ” outros recursos sĆ£o acessados pela peculiar tela vertical no console frontal, que mais parece um tablet, onde estĆ£o replicados comandos como telefonia e som e ainda traz controles de ar-condicionado e GPS, entre outros. A configuraĆ§Ć£o Momentum perde trĆŖs recursos desejĆ”veis, oferecidos nas versƵes superiores. O primeiro Ć© o painel digital configurĆ”vel. Fica desguarnecido tambĆ©m de monitor de ponto cego, importante em um modelo com uma coluna traseira tĆ£o grande. Por fim, nĆ£o hĆ” paddle shifts para interagir com o cĆ¢mbio de oito velocidades ā ele sĆ³ estĆ” presente na versĆ£o top, R-Design. Nota 8.
Consumo
O InMetro avaliou o XC60 T5 Momentum e deu nota A na categoria de SUVs e D no geral. Em nĆŗmeros, rodando sempre com gasolina, o XC60 fez 8,5 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada. Ć atĆ© bastante comedido para um modelo com mais de 2 toneladas de peso e 254 cv de potĆŖncia. Claro que o consumo segue a orientaĆ§Ć£o da pressĆ£o exercida no pĆ© direito, mas na prĆ”tica, sem abusos, Ć© fĆ”cil alcanƧar os nĆŗmeros prometidos. Nota 7.
Conforto
Por ser um SUV, tem um conjunto suspensivo que consegue ter robustez suficiente para encarar a acidentada pavimentaĆ§Ć£o brasileira, seja urbana ou rodoviĆ”ria. E como Ć© um carro de luxo, mantĆ©m o nĆvel de conforto sempre alto, tanto na maciez de rodagem quanto na ergonomia. O espaƧo interno Ć© generoso e quatro passageiros sĆ£o extremamente bem recebidos ā o prĆ³prio formato do banco traseiro desestimula a presenƧa de um quinto elemento. Nota 9.
Tecnologia
Esta nova geraĆ§Ć£o do XC60 traz a plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture), criada em 2014 e que atende Ć linha XC90, S90 e V90. O motor tambĆ©m tem projeto recente, de 2013. EstĆ” atualizado em relaĆ§Ć£o Ć conectividade com celulares e toda a interface Ć© feita atravĆ©s de duas telas de TFT, uma de 8 polegadas no painel e outra de 12 polegadas no console. Mesmo sendo a Momentum uma configuraĆ§Ć£o de entrada, ela traz recursos interessantes. Em termos de seguranƧa, segue o padrĆ£o dos modelos de luxo e tem ainda frenagem automĆ”tica em emergĆŖncias com visĆ£o noturna e encosto dos bancos ativo para evitar lesƵes na coluna. JĆ” recursos mais sofisticados, como controle de cruzeiro adaptativo, sensor para trĆ¢nsito cruzado e para ponto cego, ficam para as versƵes mais caras. Nota 9.
Habitabilidade
Ć um dos pontos altos de qualquer SUV que se preze. HĆ” diversos nichos e porta-objetos no habitĆ”culo que melhoram a usabilidade do XC60, como no console central e nas portas. O interior Ć© amplo e a sensaĆ§Ć£o de espaƧo Ć© ainda aumentada pelo teto solar panorĆ¢mico. A altura do veĆculo facilita o acesso e a parte de carga Ć© bastante generosa, com 505 litros atĆ© a altura da janela. Nota 9.
Acabamento
O interior Ć© cheio de personalidade e elegĆ¢ncia, tanto pela composiĆ§Ć£o quanto pelo design tipicamente escandinavo, com linhas limpas e sem exageros. A unidade testada trazia um interior em couro branco com revestimentos espumados escuros, aletas do difusor de ar em black piano com detalhes cromados e apliques de alumĆnio ao longo do tablier. Arremates e montagens sĆ£o precisas e todo o conjunto cria um ambiente luxuoso. Nota 9.
Design
O XC60 traz diversos elementos apresentados originalmente no XC90, como o recorte interno dos farĆ³is, formato da grade dianteira e desenho das lanternas, que sobem pela coluna traseira. Mas estĆ” longe de ser um XC90 menor. A personalidade dele aparece na silhueta mais fina, na inclinaĆ§Ć£o mais aerodinĆ¢mica do capĆ“ e na Ć”rea de vidros elevada e com contorno elegante. O conjunto Ć© bem sofisticado e tem bastante personalidade. Nota 10.
Custo/benefĆcio
A Volvo pede 239.950 pelo XC60 T5 Momentum. Bem razoĆ”vel diante dos alemĆ£es com potĆŖncia e recursos semelhantes. Uma BMW X3 comeƧa em R$ 310 mil, uma Mercedes GLC 250 Sport 4Matic comeƧa em R$ 300 mil e um Audi Q5 Ambiente comeƧa em R$ 280 mil. Obviamente, o valor atribuĆdo Ć marca sueca nĆ£o Ć© o mesmo, mesmo que a Volvo nĆ£o fique devendo nada em recursos, tecnologia ou estilo. Nota 7.
Total
O Volvo XC60 Momentum somou 86 de 100 pontos possĆveis.
Ficha tƩcnica
Volvo XC60 T5 Momentum
Motor: Gasolina, dianteiro, transversal, 1.969 cmĀ³, com quatro cilindros em linha, quatro vĆ”lvulas por cilindro e comando com variaĆ§Ć£o contĆnua de abertura das vĆ”lvulas, turbo compressor e intercooler. Acelerador eletrĆ“nico e injeĆ§Ć£o direta de combustĆvel.
TransmissĆ£o: AutomĆ”tica de oito marchas Ć frente e uma a rĆ©. TraĆ§Ć£o integral. Oferece controle eletrĆ“nico de traĆ§Ć£o.
DireĆ§Ć£o: ElĆ©trica.
PotĆŖncia mĆ”xima: 254 cv a 5.500 rpm.
AceleraĆ§Ć£o 0-100 km/h: 6,8 segundos.
Velocidade mƔxima: 220 km/h.
Torque mƔximo: 35,7 kgfm a 1.500 rpm.
DiĆ¢metro e curso: 82 mm X 93 mm. Taxa de compressĆ£o: 10,8:1.
SuspensĆ£o: Dianteira independente do tipo McPherson com barra estabilizadora. Traseira multilink. Oferece controle eletrĆ“nico de estabilidade.
Pneus: 235/55 R19.
Freios: Discos ventilados na frente e atrĆ”s. ABS com EBD. AssistĆŖncia de partida em aclives e declives e frenagem automĆ”tica em caso de emergĆŖncia com detecĆ§Ć£o noturna.
Carroceria: UtilitĆ”rio esportivo compacto em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,69 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,66 m de altura e 2,87 m de distĆ¢ncia entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina sĆ©rie.
Peso: 1.926 kg.
Capacidade do porta-malas: 505 litros.
Tanque de combustĆvel: 60 litros.
ProduĆ§Ć£o: Torslanda, SuĆ©cia.
LanƧamento mundial: MarƧo de 2017.
LanƧamento no Brasil: Setembro de 2017.
PreƧo da versĆ£o Momentum: R$ 239.950.