Comércio cria estratégias para atrair cliente no Dia das Mães
Para alavancar as vendas, setor oferece descontos de até 70%, realiza diferentes promoções e trabalha ferramentas de gestão interna; demanda de consumidores deve começar neste sábado (5).
O comércio de Juiz de Fora está otimista com as vendas para o Dia das Mães, considerada a melhor data comemorativa do primeiro semestre e a segunda melhor do ano, atrás apenas do Natal. Para impulsionar os resultados, lojas e shoppings criaram diferentes estratégias para atrair o consumidor. As ações vão desde aquelas que impactam o bolso de quem compra, como descontos de até 70%, até o uso de ferramentas de gestão, como adequação de estoque e treinamento dos funcionários. Segundo os lojistas, o setor tem compreendido que para mudar a realidade de dificuldade enfrentada por conta da crise econômica é preciso modificar também as formas de trabalho.
Na loja de roupas e acessórios femininos Art Línea, a redução de preços foi apenas uma das estratégias de venda. “O Dia das Mães é uma excelente oportunidade para nós, por isso, fazemos várias ações. Decoramos a vitrine, aumentamos o estoque e oferecemos descontos de até 70%, porque é importante atender todas as demandas. Este é o tipo de data em que as pessoas presenteiam a mãe, mas querem comprar uma lembrança para a avó, a sogra, a madrinha”, conta a gerente Josiani Andréia da Silva. Segundo ela, as funcionárias também irão participar de treinamento. “É um trabalho de atualização que já realizamos, mas que agora vem em uma boa hora. A expectativa é que a movimentação de clientes aumente a partir deste sábado (5).”
Além do apelo emocional da data, o cenário econômico deve contribuir para o aumento das vendas, conforme analisa o economista da Federação do Comércio de Minas Gerais (Fecomércio-MG), Guilherme Almeida. “A expectativa de crescimento está em conformidade com a melhoria dos indicadores econômicos relacionados ao consumo, como a queda da inflação e das taxas de juros.” Outro fator que pode impactar de forma positiva os resultados é o quinto dia útil cair na terça-feira (8), quatro dias antes da celebração do Dia das Mães, no dia 13. A estimativa do Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio-JF) é de alta de até 5% das vendas. De acordo com a entidade, os artigos de vestuário, perfumaria, cosméticos e eletroeletrônicos devem ser os mais demandados pelos consumidores.
Na floricultura Dois Amores, a procura já começou. “Nós atendemos empresas de várias partes do país e recebemos as encomendas. A movimentação na loja física deve ocorrer a partir da próxima semana”, diz o proprietário Renê Mendonça. “O Dia das Mães é uma data muito especial para nós. A nossa principal estratégia de venda é oferecer uma variedade de produtos que possam atender todos os públicos , com preços que cabem em todos os bolsos.”
Mês das Mães
Já a estratégia da loja de maquiagens e cosméticos Contém 1g foi prolongar as ações promocionais para todo o mês de maio. “A cada R$ 180 em compras, o consumidor recebe dois cursos de automaquiagem”, explica a vendedora Patrícia de Souza Trovato. “A nossa proposta é garantir a fidelização, já que para a realização do curso, a pessoa volta a nossa loja”, destaca a vendedora Lorraine Carmo. Parte dos produtos da loja também permanecerá com descontos no período.
Horário especial
As lojas do comércio de rua estão autorizadas a funcionarem em horário especial no sábado (12), conforme acordo firmado entre o Sindicomércio-JF e o Sindicato dos Empregados no Comércio (SEC-JF). O expediente será das 9h às 16h.
Shoppings incentivam consumo com promoções
Os principais shoppings da cidade também criaram promoções específicas para o Dia das Mães. No Mister Shopping, a cada R$ 150 reais em compra, o consumidor receberá um brinde. “Também estamos com um sorteio de uma joia nas nossas redes sociais. A data é importante para o setor, e estamos otimistas”, afirma a gerente geral Solange Fonseca Moreira.
Os consumidores que comprarem os presentes no Shopping Jardim Norte também serão agraciados com brinde, a cada R$ 250 em compras. Outra ação para atrair a clientela acontece neste sábado (5), quando será realizado um spa gratuito para as mamães com oferta de serviços estéticos, como hidratação facial, maquiagem, sobrancelha e massagem, além de aulas de yoga “A proposta é ajudar os filhos a retribuírem, um pouquinho que seja, o cuidado que receberam de suas mães”, informou a assessoria.
No Independência Shopping, o brinde é oferecido a cada R$ 450 reais em compra. Já no Santa Cruz Shopping, a cada R$ 100, o consumidor concorre a R$ 1 mil em compras e uma consultoria de estilo. No sábado (12) que antecede o Dia das Mães, serão realizadas palestra, show e uma ação que irá presentear as mamães que visitarem o shopping.