Fala Quem Sabe: Reflexos de uma gestão eficiente do tempo

Por Cesar Romero

Fala Quem Sabe: Reflexos de uma gestão eficiente do tempo

17759736 804156463076733 1742383079244682039 nUma mente ordenada tende a criar uma vida ordenada no tempo e no espaço. Uma mente equilibrada busca refletir esse equilíbrio em comportamentos. Quem acompanha o meu trabalho já conhece a frase: “sua mente é como a sua casa, só entra quem é por você convidado”. Vale dizer que o inverso também é verdadeiro. Sua casa, sua mesa de trabalho, suas gavetas são como a sua mente, isto é, refletem sua disciplina ou falta dela, sua organização ou bagunça interior. Isso pode parecer estranho. Entretanto, se você começar a observar atentamente, vai perceber uma certa correspondência entre a maneira como organiza seu guarda-roupa e a suas ideias, ou entre o seu jeito de dirigir seu carro e o de dirigir sua vida, ou seja, encontramos certa similaridade. Lembrando que o que é similar não é necessariamente idêntico.

Existem inúmeras maneiras de melhorar a sua capacidade de gerir seu tempo. As duas principais são: desenvolver a virtude da organização e evitar a procrastinação. Organizar documentos, objetos, roupas, equipamentos de trabalho faz com que você ganhe bastante tempo em sua rotina, otimizando seu tempo e seu prazer em realizar suas tarefas diárias. Quando tudo está bagunçado, fora do lugar correto, a nossa tendência a enrolar e adiar tarefas aumenta muito e a procrastinação é a grande inimiga da gestão eficiente do seu tempo e do seu sucesso.

Etimologicamente, a palavra “procrastinar” vem do latim ‘procrastinatus’, ‘procrastinare’, que significa “à frente de amanhã” na tradução literal. Sabe aquele ditado? Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje? Então, o procrastinador não deixa só para amanhã, ele deixa para além do amanhã…

Brincadeiras à parte, esse hábito de deixar tudo pra última hora, viver adiando atitudes, mudanças e compromissos, em alguns casos pode ser sinal de questões psicológicas mais complexas como depressão, TDAH (déficit de atenção e hiperatividade), estresse, Burnout e transtornos de ansiedade.

Se você tem essa tendência observe atentamente o que te leva a adiar os compromissos e a não concretizar seus planos. Perceba se é uma questão de preguiça crônica, falta de motivação, anedonia, apatia, se é uma questão de má gestão do tempo por falta de instruções sobre como organizar sua agenda ou se você está de fato se sobrecarregando demais com diversas atividades.

Busque ficar consciente de seus processos interiores e não hesite em buscar ajuda!

Você merece ver sua vida fluindo! Merece concretizar todos os seus sonhos, efetivar suas metas e se tornar a melhor versão de si mesmo(a)!

(Júnia Bretas é palestrante de desenvolvimento humanos e leitora convidada)

Spazio Design 5 X2275 080418 em RGB para o Jorge

JF Por Aí…

IMG_6946 1-Lucas-Malvacini Estudio-Mega-zap-060418-BAIXA-RESOLUÇÃO
<
>
Sucesso no Rio: O juiz-forano Lucas Malvacini, em entrevista à "Caras", revelou que para manter o equilíbrio entre o corpo e a mente, pratica corridas e meditação. Ator e modelo, Lucas compartilha seu dia a dia nas redes sociais e ressalta que “as atividades são minhas aliadas. O corpo é meu instrumento de trabalho e preciso cuidar dele". Recentemente, ele foi nomeado embaixador do Flyflapper - aplicativo que tenta conectar passageiros interessados em voos privados com empresas de táxi aéreo, além de ser responsável por divulgar o serviço para celebridades.

1

 

 

Cesar Romero

Cesar Romero

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também