Vianna abre as portas para partilhar conhecimento e solidariedade
PUBLIEDITORIAL
Revisional para a primeira fase do Exame da OAB é aberto ao público, mediante doação de um produto de limpeza destinado a entidades assistidas pelo Instituto Vianna Júnior
Mesclar o conhecimento com a responsabilidade social. É assim que nesta quinta-feira, dia 5, o Instituto Vianna Júnior abre suas portas para a realização do Aulão do Dia V, com revisional para a primeira fase do XXV Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), marcada para o dia 8 de abril. Aberta à comunidade, mediante inscrição solidária com doação de um produto de limpeza, independente do candidato ser ou ter sido aluno ou não da instituição, a iniciativa tem como objetivo oferecer um reforço adicional com a revisão de conteúdos considerados estratégicos para a realização de uma boa prova.
Coordenadora do Curso Preparatório para o Exame da OAB, Marize Alvarez Saraiva explica que o Aulão do Dia V é desenvolvido com base nas disciplinas que têm maior peso na avaliação, como Ética, com oito questões e Direito Constitucional, com sete. Além delas, o Aulão inclui também Direito Civil, Penal e do Trabalho, além dos Processos destas três áreas. “A iniciativa é totalmente voltada para a execução da prova. Por isso, os professores do Preparatório dão também dicas, orientações,mapas mentais e macetes com base em análises que fazemos dos exames da Ordem realizados anteriormente”, observa Marize.
Elaborado por banca da Fundação Getúlio Vargas, o exame da OAB é dividido em duas etapas e apresenta diferentes níveis de dificuldade, uma vez que esta banca tradicionalmente não segue padrões. A primeira com questões teóricas sobre os conteúdos de 17 disciplinas ofertadas durante o curso de Direito e, a segunda, que concilia quatro questões dissertativas com a redação de uma peça prático-profissional. Para ser aprovado para a segunda fase, o candidato precisa alcançar 40 pontos na primeira. “O nosso maior desafio é preparar os alunos emocionalmente, dando-lhes segurança sobre o conhecimento adquirido, porque boa parte faz a prova ainda muito jovem”, explica a coordenadora.
Na véspera do exame é fundamental que o candidato procure fazer atividades que não estejam mais relacionadas ao ambiente de sala de aula em boa parte do dia. “Distrair, descansar, conviver com a família, dormir cedo, alimentar-se bem, cuidar mesmo do lado emocional. A melhor opção é não ficar medindo o aprendizado com o colega, se desligar de aula”, completa Marize.
Para a prova da OAB, no dia 8 de abril, estão sendo esperados mais de 500 candidatos. “Esta é a única prova em que o aluno não compete com nenhum outro. Apenas com ele mesmo”, finaliza a coordenadora.
SAIBA MAIS
Aulão do Dia V
05 de abril (quinta-feira)
Das 8h30 às 19h30
Salão Nobre do Instituto Vianna Júnior
Inscrição
http://conteudo.vianna.edu.br/dia-v-xxv-exame
Programação
– Direito Civil e Processo Civil: das 08h30 às 11h
– Processo do Trabalho: das 11h às 12h30
– Intervalo: das 12h30 às 13h30
– Direito do Trabalho: das 13h30 às 15h
– Direito Penal e Processo Penal: das 15h às 16h30
– Ética: das 16h30h às 18h
– Direito Constitucional: das 18h às 19h30
Preparatório para a segunda fase começa em 16 de abril
Destinado a alunos a partir do 9º período do curso de Direito, bem como a quem se formou há alguns anos e não prestou o exame para a OAB ou para quem está com dificuldade na aprovação, o Curso Preparatório oferecido pelo Instituto Vianna Júnior é uma excelente opção para os que desejam exercer a profissão, sendo o único curso totalmente presencial oferecido na cidade e região, atraindoalunos de diversas cidades do entorno e de diferentes instituições de ensino.
Para a segunda fase do primeiro exame realizado neste ano, a preparação começa no próximo dia 16 e as inscrições estão abertas. As datas das próximas edições da prova já estão definidas a partir de editais que serão publicados no site da OAB nos dias 28 de maio e 18 de setembro.
Os alunos que estão cursando o 9º e o 10º períodos de Direito no Instituto Vianna Júnior, e por isso estão aptos a prestar o exame, participam de um intensivo especial com professores do Curso Preparatório oferecido gratuitamente. As aulas realizadas aos sábados começaram no último dia 17 e vão até o dia 7 de abril. A instituição também está com uma estratégia diferenciada para os alunos do 7º e 8º períodos.