Encenações da Paixão de Cristo começam nesta quarta-feira
Novidade deste ano, espetáculo do Bairro Granjas Bethel envolve cerca de 150 pessoas em três palcos montados no campo de futebol
Uma das datas mais importantes da Igreja Católica, a Semana Santa é marcada pelas encenações a respeito da Paixão de Cristo, em que é mostrada a trajetória de Jesus do batismo até sua ressurreição, passando pela prisão, julgamento, calvário e o martírio na cruz. Na Arquidiocese de Juiz de Fora, várias comunidades realizam a partir desta quarta-feira (28) as encenações da Paixão de Cristo, com apresentações de maior ou menor porte, já tradicionais ou novas, mas que servem para marcar a fé religiosa dos católicos.
Três delas estão marcadas para esta quarta-feira (28). Na Catedral Metropolitana, às 20h, o grupo jovem Renascendo no Amor de Cristo (Renac) apresenta o musical “Por amor”, uma Via-Sacra com oração, dança, teatro e música. No mesmo horário, a paróquia São Sebastião, em Santos Dumont, realiza a Via-Sacra com jovens na Matriz; mais cedo, às 19h, o Ginásio Poliesportivo Hamilton Fonseca, em Santana do Garambéu, será palco da encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.
As encenações prosseguem na sexta-feira (30) em várias paróquias de Juiz de Fora, entre elas as de São Pedro e Nossa Senhora de Fátima (Cidade Alta). Promovida pelo Grupo Jovem JUDAC, o musical “Paixão de Cristo – Sal da Terra e Luz do Mundo” está marcado para as 19h na Estação São Pedro e será seguida por uma procissão com a imagem do Senhor Morto até a Matriz São Pedro. Entre outras paróquias que também realizam suas encenações estão as de Santa Rita de Cássia (Bonfim), Divino Espírito Santo (Progresso), Nossa Senhora de Fátima (Santa Cruz), Nossa Senhora Aparecida (Linhares), São Francisco de Paula (Torreões), Nossa Senhora das Estradas (Igrejinha), São João Paulo II (Nova Era), São Vicente de Paulo, Coronel (Pacheco) Santa Ana (Belmiro Braga) e Nossa Senhora da Glória (Simão Pereira). No total, serão 19 paróquias, mais a Catedral Metropolitana, apresentando os últimos momentos da vida de Jesus.
Novidade
Uma das apresentações acontece pela primeira vez. A comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Floresta) vai encenar a “Paixão de Cristo” no campo de futebol da Associação de Moradores do Bairro Granjas Bethel, na sexta-feira e domingo, às 19h30. De acordo com o diretor geral do espetáculo, Odério Filho, serão cerca de cem atores (entre profissionais, amadores e iniciantes), mais cerca de 50 pessoas na produção, resultando em aproximadamente 150 envolvidos. A “Paixão de Cristo” teve o apoio da Funalfa para a estrutura dos três palcos, onde será encenada a história de Jesus do seu batismo até a ascensão, num total de 23 cenas. Para isso, o elenco vem treinando três dias por semana, desde fevereiro.
“Antigamente havia apresentações de pequeno porte na comunidade, então resolvemos apresentar o projeto para o padre Vanderlei, que aprovou a iniciativa”, conta Odério, ressaltando que todas as exigências de segurança foram cumpridas.
“O espetáculo tomou um corpo que superou nossas expectativas. Percebemos como as pessoas das comunidades se envolveram, assim como os patrocinadores e gente de outras religiões. Isso nos deixa ainda mais animados, pois o mundo precisa de coisas assim, de movimentos que aproximem as pessoas.”
Odério Filho
Devido ao porte do espetáculo, os ingressos não serão vendidos no local das encenações. Eles podem ser adquiridos no Braz Shopping, nas paróquias e na secretaria da Igreja da Glória. O valor é de R$ 5.
Tradição
A tradição também tem seu espaço com a encenação da Paixão de Cristo por parte do Grupo Semana Santa, que se apresenta há mais de três décadas na paróquia Santa Luzia, no bairro de mesmo nome. Envolvendo cerca de 40 a 45 pessoas, entre elenco e produção, o espetáculo está marcado para as 19h30 na Igreja de Santa Luzia, onde acontece a maior parte da encenação, que segue em procissão até a Rua José Nunes Leal, palco da crucificação; depois, acontece a procissão do Senhor Morto até a igreja. No domingo, a encenação da ressurreição acontece após a missa marcada para as 19h.
Assim como ocorre há muitos anos, a encenação deste ano terá a história contada sob a perspectiva de um personagem diferente, no caso o evangelista João. “A história como um todo não tem como mudar, mas buscamos sempre uma visão nova, um narrador com perspectiva diferenciada”, explica Renato Costa, um dos responsáveis pela encenação.
Ele acrescenta que o grupo sempre procurou por perspectivas menos conhecidas, como as de São Paulo, São Pedro, Maria Madalena e Judas, mas este ano procuraram um nome mais conhecido pelo fato de a história estar atrelada ao tema da Campanha da Fraternidade deste ano, “Fraternidade e superação da violência”.
“Preferimos por conta disso que houvesse um narração linear, não tão baseada no narrador, e buscamos aspectos da história de Jesus que fossem ao encontro do tema da Campanha. Não é só a violência física – presente há muito tempo e que está banalizada -, mas também nas relações sociais. Estamos numa sociedade polarizada, em que se coloca uma opinião e não se aceita o contraditório, sendo que Jesus prega que devemos acolher as diferenças de cada um. Ele sempre buscava a via pacífica, não colocava rótulos, sempre tinha a perspectiva da acolhida.”
PROGRAMAÇÃO DAS ENCENAÇÕES DA PAIXÃO DE CRISTO
28 DE MARÇO
Catedral Metropolitana – Centro
20h – Musical “Por amor” com o grupo jovem Renascendo no Amor de Cristo (RenaC), às 20h
Paróquia São Sebastião – Santos Dumont
20h – Via-Sacra encenada pelos jovens na Matriz
Paróquia Santa Ana – Santana do Garambéu
19h – Encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo no Ginásio Poliesportivo Hamilton Fonseca
30 DE MARÇO
Paróquia Santa Luzia – Santa Luzia
19h30 – Encenação da Paixão de Cristo com o Grupo Semana Santa na Igreja Santa Luzia
Paróquia São Pedro e Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Cidade Alta
19h – Musical “Paixão de Cristo – Sal da Terra e Luz do Mundo”, com o Grupo Jovem JUDAC, na Estação São Pedro
Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Floresta
19h30 – Espetáculo teatral “Paixão de Cristo” no campo de futebol da Associação de Moradores do Bairro Granjas Bethel
Paróquia Santa Rita de Cássia – Bonfim
19h – Encenação da Paixão do Senhor na Matriz e Sermão do Descendimento da Cruz
Paróquia Divino Espírito Santo – Progresso
19h – Via-Sacra com encenação da Paixão de Cristo e Descendimento da Cruz na Matriz
Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Santa Cruz
19h – Via-Sacra encenada pelos jovens e grupo de teatro da paróquia, saindo da Matriz
Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Linhares
19h – Encenação da vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo, em frente ao Caic do Bairro Linhares
Paróquia São Francisco de Paula – Torreões
19h – Encenação da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, Sermão do Descimento da Cruz, seguida de procissão do enterro
Paróquia Nossa Senhora das Estradas – Igrejinha
19h – Encenação da Paixão e Morte de Jesus em frente ao Coreto
Paróquia São João Paulo II – Nova Era
19h30 – Encenação da Paixão de Cristo na Capela Santo Antônio e procissão com o Senhor Morto para a Matriz
Paróquia Nossa Senhora da Cabeça – São Dimas
19h30 – Encenação da Paixão do Senhor na Capela Nossa Senhora Aparecida (Cerâmica), seguindo em direção ao campo de futebol do bairro, onde acontece o Sermão do Descendimento da Cruz
Paróquia São José – Costa Carvalho
20h – Via-Sacra com o Grupo Jo.A.M (Jovens e Adolescentes em Missão) na Matriz São José e Procissão do Enterro
Quase-Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Granjas Betânia
19h30 – Encenação da Paixão e Morte de Jesus com a participação de jovens e adultos da comunidade na Igreja Matriz
Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Arantina
19h – Encenação da Paixão e Morte de Jesus pela juventude paroquial, seguida de procissão do Senhor Morto
Paróquia São Vicente de Paulo – Coronel Pacheco
19h – Encenação da Paixão do Senhor, Sermão e Procissão do Senhor Morto
Paróquia Santa Ana – Belmiro Braga
18h – Encenação da Paixão do Senhor com os jovens na Matriz
Paróquia Nossa Senhora da Glória – Simão Pereira
19h – Encenação da Paixão de Cristo no adro da Matriz, seguida de procissão com o Senhor Morto pelas ruas da cidade
1º DE ABRIL
Paróquia Santa Luzia – Santa Luzia
19h – Missa e encanação da Ressurreição de Cristo
Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Floresta
19h30 – Espetáculo teatral “Paixão de Cristo” no campo de futebol da Associação de Moradores do Bairro Granjas Bethel