Saiba como agendar visitas ao Planetário da UFJF
Exibições abertas ao público começam nesta terça-feira (20). A marcação de visitas é gratuita e ocorre pela internet.
O Planetário do Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será aberto ao público, oficialmente, nesta terça-feira (20). A partir desta data, a população da cidade e da região poderá conferir as projeções programadas para o local de forma gratuita, mediante agendamento prévio neste site. Cada sessão tem duração de aproximadamente 30 minutos, e são disponibilizadas 90 vagas. Cada inscrito terá direito a cinco ingressos por sessão. O agendamento das visitas acontece por datas, conforme o cronograma a seguir:
– Visitas em março e abril: a partir de 13 de março
– Visitas em maio e junho: a partir de 2 de abril
– Visitas em julho: a partir de 18 de junho
– Visitas em agosto e setembro: a partir de 2 de julho
– Visitas em outubro, novembro e dezembro: a partir de 3 de setembro
Confira o cronograma de sessões:
– Domingos: 1 sessão, às 11h
– Terças-feiras: 1 sessão, às 19h
– Quartas-feiras: 1 sessão, às 17h15
– Quintas-feiras: Não há sessão do Planetário para o público espontâneo. Nas quintas-feiras, as sessões são apenas para escolas e grupos previamente agendados.
– Sextas-feiras: 1 sessão, às 17h15
– Sábados: 2 sessões, às 14h30 e às 16h
As inscrições de terça-feira à noite incluem uma sessão do Planetário e uma visita ao Observatório Astronômico e às exposições do Centro de Ciências, com entrada às 19h e saída até as 21h. O acesso ao Centro de Ciências nas terças-feiras à noite será feito exclusivamente mediante inscrição pelo site. Visitações espontâneas nas noites de terça sem essa marcação prévia não serão permitidas. A visita ao Observatório ocorrerá apenas se as condições climáticas forem favoráveis.
Para escolher uma data disponível, siga este passo a passo:
1) Acesse o site oficial e selecione a data disponível. Feito isso, você será direcionado a outra página. Clique em “Inscreva-se”. Selecione quantos ingressos (até cinco) e clique em “Continuar”.
2) No formulário, informe os seus dados e das pessoas que serão seus acompanhantes, com nome, endereço, telefone e e-mail.
3) Leia e clique em “concordo com os termos de visitação ao Planetário do Centro de Ciências” e selecione “finalizar pedido”.
4) Ao finalizar a inscrição, o responsável receberá um e-mail de confirmação com um formulário anexado. É obrigatório levar esse formulário impresso ou no celular, para que possa ser feito o check-in, sem o qual não será permitida a entrada no Planetário. As informações dos inscritos, o QR Code e o código de barras precisam estar nítidos, para que possam ser reconhecidos no check-in.
O que fazer depois de agendar a visita:
– Chegar com 30 minutos de antecedência do início da sessão agendada para fazer o check-in.
– Após o check-in, o visitante deve se dirigir diretamente para o Planetário, não podendo circular no restante do prédio.
– As sessões começarão pontualmente no horário marcado, e não será permitido entrar no Planetário após o início da sessão.
Durante as sessões, não será permitido:
– Consumir qualquer tipo de alimento ou bebida.
– Uso de celular, câmeras e aparelhos eletrônicos que emitam luz e/ou som.
– Filmar ou fotografar dentro do Planetário.
Para cancelar a visita:
– Os cancelamentos podem ser feitos através da plataforma Eventbrite (fazendo login com o e-mail e a senha que foram cadastrados na inscrição).
Dúvidas e outras informações:
Dúvidas no processo de inscrição, basta entrar em contato na secretaria pelos telefones: (32) 2102-6913, (32) 2102-6914 ou (32) 2102-6923.