ConheƧa aplicativo que verifica mais de 10 mil falhas no carro
Engie aponta possĆveis erro no sistema do automĆ³vel e transmite informaƧƵes em tempo real
Uma dĆŗvida que paira sobre a cabeƧa dos motoristas Ć© se o carro estĆ”, de fato, em boas condiƧƵes. Afinal, muitos problemas mecĆ¢nicos e elĆ©tricos sĆ£o silenciosos atĆ© que o veĆculo pare no meio do caminho. O repĆ³rter que vos escreve sabe muito bem o que Ć© isso: sem sinal de celular, Ć noite, em uma estrada com poucos recursos, ser surpreendido com o motor simplesmente apagado, entre uma marcha e outra, estĆ” longe de ser uma experiĆŖncia agradĆ”vel. Para quem vai aproveitar o Ćŗltimo fim de semana da estaĆ§Ć£o verĆ£o – ou ainda vai esticar o calor de inĆcio de outono no feriadĆ£o da Semana Santa – Ć© bom nĆ£o correr o risco de fazer o passeio se transformar em frustraĆ§Ć£o.
Carro nĆ£o fala. Claro que modelos mais novos e modernos possuem computadores de bordo que apresentam muitas informaƧƵes sobre a saĆŗde do possante, mas este Ć© um recurso ainda limitado a veĆculos que nĆ£o fazem parte do catĆ”logo dos ditos populares. Mas hĆ” uma forma de reverter isso.
Durante dez dias, testamos o Engie, um aplicativo que faz da tela do smartphone o computador de bordo que falta no carro. AlĆ©m do programa em si, o Engie Ć© composto por um pequeno dispositivo ligado Ć porta OBDII do carro, geralmente localizada abaixo do volante, na caixa de fusĆveis. Pode atĆ© parecer assustador ligar um “desconhecido” no sistema do veĆculo, mas o saldo Ć© positivo.
Em poucos segundos, o dispositivo, pareado ao aplicativo, faz uma varredura do sistema do veĆculo em busca de mais de dez mil possĆveis falhas ou comportamentos incorretos dos sistemas de motor, chassi, rede e direĆ§Ć£o, alĆ©m de passar informaƧƵes sobre a bateria, o alternador e atĆ© a temperatura do motor. A ideia Ć© chegar ao mecĆ¢nico com um diagnĆ³stico prĆ©vio de situaĆ§Ć£o, sem correr o risco de ser enganado por maus profissionais.
A Tribuna recebeu o Engie para testes. O dispositivo pode ser adquirido a um custo acessĆvel – R$ 69 para quem usa Android e R$ 99 para parear com iOS e Android. Ambos usam a rede Bluetooth para conexĆ£o.
Vamos ao teste
Em pouco mais de uma semana, o Engie ficou ligado Ć porta OBDII de um CitroĆ«n C3, modelo 2012. Embora a luz fique acesa a todo o momento, nĆ£o Ć© necessĆ”rio retirar o dispositivo quando o carro Ć© desligado. Como o prĆ³prio manual de instruƧƵes informa, o consumo de bateria Ć© mĆnimo, semelhante Ć de um alarme ou um fone de ouvido. Mas, Ć© claro, se no diagnĆ³stico aparecer qualquer problema com a bateria, Ć© bom nĆ£o arriscar.
AlĆ©m da varredura – e, diga-se de passagem, nenhum problema foi detectado no C3 -, o aplicativo Engie ainda possibilita passar informaƧƵes em tempo real do carro, como taxa de combustĆvel (quantos quilĆ“metros estĆ” fazendo por litro) e custo de determinado percurso. E o mais impressionante: o sistema Ć© altamente preciso.
Com o tanque quase vazio, a reportagem colocou R$ 20 de gasolina assim que o painel do carro acusou estar na reserva. Posteriormente, trafegou pela cidade, durante trĆŖs dias, atĆ© o deslocamento somar os R$ 20 de gasolina colocados. Neste mesmo momento, o carro informou que estava, mais uma vez, na reserva.
Outra facilidade Ć© saber, sem precisar fazer contas, quanto cada deslocamento estĆ” custando, centavo por centavo. Durante o teste, verificamos atĆ© a diferenƧa entre a ida ao trabalho com o ar-condicionado ligado (R$ 3,60) e desligado (R$ 3,30). Ć bem verdade que dĆ” para ficar um pouco neurĆ³tico vendo os cifrƵes subindo a tela, como um taxĆmetro, mas no fim a informaĆ§Ć£o se mostra precisa e relevante.
Em outra tela, foi possĆvel verificar o histĆ³rico da viagem durante os dias de teste: o desempenho do carro foi de, em mĆ©dia, 9,9 km/l na cidade, ao custo final de R$ 54,11 para 121,6 quilĆ“metros. A gasolina foi comprada a R$ 4,49 o litro.
De Israel para o mundo
Conversamos com o gerente de marketing para o Brasil do Engie, FĆ”bio Vaisman, que vive em Israel, sede da startup. Segundo ele, para chegar a esta precisĆ£o, o Engie usa o sistema OBD dos veĆculos, que Ć© um padrĆ£o das montadoras constituĆdo a partir de 1996. “A gente tira todas as informaƧƵes do OBD. Para chegar ao consumo de combustĆvel, Ć© levada em consideraĆ§Ć£o uma sĆ©rie de fatores tĆ©cnicos, a partir dos dados transmitidos pelo prĆ³prio sistema do carro. O mais interessante deste uso Ć© poder saber se a gasolina de determinado posto estĆ” rendendo tanto quanto deveria. Este controle reduz os riscos de usar combustĆvel adulterado, por exemplo.”
Engie e Waze
O Engie tem em sua equipe Uri Levine, co-fundador do Waze, o navegador urbano mais usado do mundo. NĆ£o Ć© errado dizer que se trata de uma rede social sobre veĆculos, embora a plataforma prefira ser conhecida como um marketplace. Isso porque uma das funƧƵes Ć© criar um vĆnculo entre o condutor e um mecĆ¢nico de boa reputaĆ§Ć£o.
A empresa de tecnologia iniciou as atividades no fim de 2014, em Israel, e jĆ” atua, alĆ©m do paĆs do oriente mĆ©dio e Brasil, tambĆ©m no MĆ©xico e Reino Unido. SĆ£o mais de 200 mil usuĆ”rios ativos, com 50 mil downloads feitos no Brasil e a venda de 15 mil dispositivos, em quatro meses. “O Engie funciona como o Airbnb, para aluguĆ©is de imĆ³veis, e o Booking, para compra de passagem. Queremos fazer desta plataforma a referĆŖncia quando o assunto for mecĆ¢nica de autos. Conseguimos, com o uso do Engie, reduzir o risco de maus profissionais colocando as mĆ£os nos carros, pois agora Ć© possĆvel ter um diagnĆ³stico prĆ©vio da situaĆ§Ć£o.”
MecĆ¢nico em tempo real
Um exemplo Ć© que quando um erro Ć© identificado, existe a possibilidade de enviar a mensagem de alerta para oficinas ligadas Ć rede e receber uma cotaĆ§Ć£o. Infelizmente nĆ£o Ć© uma funcionalidade disponĆvel, ainda, para os juiz-foranos. Na busca por serviƧos, o mais prĆ³ximo da cidade estĆ” em Bicas. TambĆ©m hĆ” muitos em Barbacena, TrĆŖs Rios (RJ) e PetrĆ³polis (RJ). Sobre isso, FĆ”bio explicou que a estratĆ©gia adotada foi a de primeiro lanƧar o dispositivo para depois cadastrar os mecĆ¢nicos parceiros. Atualmente, Ć© usada a lista de oficinas do Google para referenciar empresas prĆ³ximas, e a questĆ£o de Juiz de fora nĆ£o compor a lista serĆ” verificada.
‘Estamos trabalhando agora na captaĆ§Ć£o dos mecĆ¢nicos, mostrando a eles que jĆ” existe uma base sĆ³lida de usuĆ”rios cadastrados e interessados no serviƧo. Este serviƧo vai avanƧar mais rĆ”pido no Sudeste, como SĆ£o Paulo e Minas Gerais, mas temos a expectativa de expandir para todo o paĆs’
Ā Ā Ā Ā FĆ”bio Vaisman, gerente de marketing do Engie
Trabalho reverso
Em breve, serĆ” lanƧado no Brasil, ainda, um trabalho reverso. O mecĆ¢nico cadastrado poderĆ” vender o Engie para os seus clientes e acompanhar, em um sistema prĆ³prio, as informaƧƵes sobre os carros. Ou seja, quando uma mensagem de alerta for emitida, o profissional jĆ” terĆ” as informaƧƵes necessĆ”rias e poderĆ” entrar em contato com o seu cliente, por meio de um chat. “Ele terĆ” acesso a todo o sistema de cĆ³digos de erros do carro, mas o usuĆ”rio nĆ£o corre o risco de perder a privacidade. NĆ£o serĆ” possĆvel, por exemplo, ter acesso a dados sobre a localizaĆ§Ć£o do carro.” Atualmente esta funcionalidade estĆ” em testes em Israel.
Vale a pena?
Se estĆ” desconfiado que exista algo de errado no veĆculo, o Engie Ć© um excelente tira-dĆŗvidas. AlĆ©m disso, faz quase todos os veĆculos movidos a gasolina, fabricados a partir de 2002, ganharem um computador de bordo de baixo custo. A funcionalidade da interaĆ§Ć£o com os mecĆ¢nicos ainda nĆ£o Ć© uma realidade para os juiz-foranos, mas pode vir a ser.