Lombo na Cerveja Antuérpia Munich Dunkel
PUBLIEDITORIAL
A carne suína é uma influência dos portugueses e, quando não é a primeira escolha, passa a ser o segundo prato da ceia. Ela aparece com destaque no Natal, mas no Ano Novo o consumo sobe.
A tradição é tanta que, quando se pensa em ceia de Natal e Ano Novo, a primeira coisa que vem à cabeça são aqueles pratos cujas receitas são passadas de geração em geração. E não adianta ideias muito inovadoras. Afinal, as pessoas desejam ter à mesa, nessa época, aquilo que habitualmente comem só no fim de ano ou que se convencionou fazer só nas festas.
Se alguns ingredientes não podem faltar e os sabores têm de ser característicos, como servir o tradicional e, ao mesmo tempo, dar um toque de requinte e inovação para que a ceia deste ano tenha algo a mais que a do ano passado? É um desafio e tanto! Por isso, o Pé na Estrada Antuérpia convidou a Chef Juliana Araújo, formada pela tradicional escola de gastronomia Le Cordon Bleu, para preparar pratos tradicionais desta época do ano e inspirar as suas festas. Portanto, o mês de dezembro foi todo especial. E, para encerrar esta série, a vez é da carne de porco. Confira a receita logo abaixo.
Um beijo e um brinde ao novo ano!
Na Cozinha com Claudinha
Lombo na Cerveja Antuérpia Munich Dunkel
Lombo
1 ½ kg de lombo de porco
600ml de Antuérpia Munich Dunkel
½ xícara (chá) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
2 cebolas descascadas
Suco de 2 limões
1 colher (sobremesa) de pimenta do reino
2 colheres (sopa) de sal
2 ramos de alecrim
Recheio
1 cebola roxa
100g de bacon
150g de ameixas seca sem caroço
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Cuscuz marroquino
100g de cuscuz marroquino
70ml de água fervendo
100g de bacon picado
1 cebola picada
50g de ameixa picada
1 colher (sopa) de manteiga
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Salsinha picada a gosto
1 colher (chá) de cravo da índia em pó
Modo de preparo
Recheio
Pique todos os ingredientes, tempere com sal e pimenta e reserve.
Lombo
Abra o lombo em manta e reserve-o. Coloque no liquidificador a Cerveja Antuérpia Munich Dunkel, azeite, cebola, pimenta, açúcar mascavo, azeite, suco de 2 limões e o sal, bata até que esteja bem homogêneo. Despeje esse tempero sobre o lombo, coloque os ramos de alecrim e deixe marinar por pelo menos 6 horas.
Após o lombo marinar, retire-o do tempero e coloque o recheio, deixando 2 cm em cada ponta. Enrole-o como um rocambole e amarre-o com barbante.
Coloque o lombo em uma forma e despeje a marinada sobre ele. Cubra com papel alumínio e leve-o para assar em forno pré aquecido a 180 graus por 2 horas. Retire o papel alumínio e deixe-o no forno por mais 30 minutos ou até dourar.
Cuscuz marroquino:
Misture a água fervendo no cuscuz, abafe e deixe descansar por 10 minutos.
Frite o bacon e escorra toda a gordura que formar. Na mesma panela acrescente a cebola e doure-a. Adicione as ameixas picadas e a manteiga, e frite-as por 1 min. Tempere com sal e pimenta-do-reino, reserve. Junte o cuscuz ao refogado, acrescente o cravo em pó e a salsinha picada, misture bem. Sirva com o lombo ainda quente.