Como controlar a ansiedade às vésperas do Pism
Segundo professor, momento deve ser de revisão dos conteúdos estudados ao longo do ano. Para psicóloga, alunos podem desenvolver estratégias para controlar tensão pré-prova
Com a aproximação das provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da UFJF, no próximo fim de semana, aumenta o nervosismo dos estudantes que pleiteiam uma vaga na universidade. Destinado a alunos que ainda estão no ensino médio, o processo seriado é considerado vantajoso por cobrar conhecimentos adquiridos de acordo com o conteúdo programático estudado a cada ano. Ainda assim, os estudantes precisam se sentir preparados e manter a calma para participar das provas, o que pode ser um desafio se não tiverem a orientação de pais e professores.
Realizadas neste ano nos dias 9 e 10 de dezembro, as provas do Pism são separadas por questões objetivas e discursivas. Nos módulos I e II, são cinco questões objetivas e duas discursivas para cada uma das oito disciplinas cobradas. No módulo III, por meio do qual o candidato concorre diretamente às vagas ofertadas naquele ano, os estudantes respondem a cinco questões objetivas para cada uma das disciplinas e outras 22 questões discursivas, de áreas de conhecimento diferentes, dependendo da esfera de atuação do curso pleiteado pelo candidato.
Além disso, o conteúdo programático cobrado leva em consideração os conhecimentos ensinados em cada um dos três anos do ensino médio. Assim, aquele que participar do módulo I, destinado a alunos do primeiro ano do ensino médio, vai responder apenas a questões relativas ao que estudou durante aquele ano. Será cobrado dos candidatos do módulo II o conteúdo programático relativo ao segundo ano e, no módulo III, o conteúdo relativo ao terceiro ano. O primeiro módulo tem peso 2, o segundo tem peso 3 e o terceiro tem peso 5 para cálculo da nota ao final do processo.
Conforme o coordenador de ensino do Colégio Academia, Ricardo Beire, essa divisão traz vantagens para os candidatos, que não precisam se preocupar com acúmulos de conteúdo mesmo poucos dias antes das provas. “Diferente do Enem, o Pism tem cobranças exclusivas para cada módulo, trabalhando com um terço do conteúdo cobrado no Enem. A prova é mais concentrada e não exige uma preparação específica, já que o conteúdo é aquele que o aluno estudou durante o ano.”
Última hora
Ansiosos por conta da aproximação das provas, muitos querem aproveitar os últimos dias para estudar antes do exame. No entanto, segundo o coordenador de ensino, os concorrentes devem aproveitar este momento para revisar as disciplinas e tirar dúvidas. “Agora é o momento de descansar e relaxar um pouco, principalmente porque as escolas já estão com os conteúdos encerrados e estão focadas na revisão. É difícil, neste momento, tirar o atraso se o aluno não se preparou durante o ano todo, mas há conteúdos que caem todos os anos no Pism e que o aluno pode revisitar.”
Segundo a psicóloga especialista em terapia cognitivo-comportamental e mestranda em Psicologia pela UFJF, Gabriela Reis, a ansiedade é uma resposta do corpo para quando a pessoa se prepara para um momento importante, mas não pode ser em excesso. “É muito comum os candidatos quererem estudar na semana anterior, porque a ansiedade tem o papel de nos preparar para algo que vai acontecer. Essa sensação é saudável até certo nível, mas quando o aluno estuda excessivamente, fica cansado no momento da prova e não consegue se concentrar. Ele pode estudar, mas não pode ser cansativo.”
Estratégias para diminuir o nervosismo
Outra dica da psicóloga é desenvolver estratégias para lidar com a aproximação dos testes. “Os candidatos podem adotar métodos comportamentais, com técnicas de respiração, relaxamento e meditação, para se controlar no momento da prova e melhorar a concentração. Há também as estratégias cognitivas, como identificar pensamentos distorcidos. Geralmente, eles estão relacionados à tentativa de prever como os outros vão pensar e não são baseados em evidências. O aluno acha que não vai passar na prova ou que vai envergonhar os pais.”
De acordo com a psicóloga Gabriela Reis, é comum os estudantes verem os vestibulares como a única e última oportunidade de determinar como será a vida deles, mas é importante entender que este é só um dos momentos determinantes da vida e que ele terá outras chances. “É um momento importante sim, mas ninguém vai determinar a capacidade do estudante pelo resultado da prova”, pontua a especialista, que atuou com alunos do Colégio Equipe em um grupo de prevenção à ansiedade.
Para a psicóloga, pais e professores também devem participar desse processo. “Não só neste momento, mas em toda a vida, os pais devem mostrar que aceitam os filhos e dar carinho e atenção. Se pais e filhos conseguem conversar abertamente sobre assuntos como esse, os responsáveis vão encorajá-los a passar por esse momento de forma positiva. Já os professores podem ajudar revendo os conteúdos e relembrando aos alunos de como já evoluíram e aprenderam juntos.”
Para os que participam do Pism pela primeira vez, a orientação é viver o momento como se fosse um treino. Apesar de as provas já valerem notas, o Pism será o primeiro contato com uma avaliação neste formato, sendo importante para que o aluno se autoavalie e se prepare para os próximos anos.