Mercedes-Benz E250 estrela o ‘Top Drive’
Com apresentação de Cesar Romero, novo projeto audiovisual automotivo da TMTV estreia neste domingo
“Indiscutivelmente, a perfeita harmonia da tecnologia, conforto e beleza.” Foi com estas palavras que o colunista Cesar Romero definiu sua experiência a bordo de um Mercedes-Benz E250, sedã médio-grande da marca alemã, estrela do novo produto audiovisual da TMTV: o “Top Drive”, que estreia no site no próximo domingo (22). “É com grande satisfação que participo deste novo projeto da Tribuna de Minas On Line, apresentando o ‘Top Drive’. A proposta da TMTV é mostrar os grandes lançamentos da indústria automobilística nacional e internacional, com riqueza de detalhes e informação”, define CR, que conduzirá os internautas por cada nova experiência automotiva no canal.
Para o vídeo de estreia, nada mais adequado que um passeio a bordo de uma máquina que busca harmonizar a sofisticação de uma marca clássica às tecnologias mais modernas em termos de recursos de assistência de condução e sistemas de direção semiautônoma. É o que oferece o Mercedes Classe E250, que chega ao Brasil com as configurações de acabamento Avantgarde e Exclusive, ao preço de R$ 318.900 e R$ 328.900, respectivamente. As diferenças entre as duas versões se referem a detalhes estéticos, como a grade, rodas e detalhes no interior. Os pacotes dinâmicos e de segurança são iguais.
Piloto automático (mesmo!)
O que mais chama a atenção no E250, em termos de tecnologia, é o pacote de direção semiautônoma, o Driving Assistance, que reúne o Drive Pilot e o Steering Assist. O primeiro é, na prática, um piloto automático. Além de ser um controle de cruzeiro adaptativo, é capaz de ler faixas do pavimento ou acompanhar o automóvel da frente a até 210 km/h, caso não haja faixas. No caso de um desvio de trajetória, o sistema alerta o motorista com uma vibração no volante. Se não houver reação, ele devolve o carro à faixa utilizando os freios, sem intervir no volante. Em outros casos, o sistema até intervém no volante, desde que o motorista inicie o movimento de desvio – isso acontece no caso de ser detectado um pedestre no caminho.
Há ainda o Active Brake Assist, ou assistente ativo de freio. Quando detecta a iminência de uma colisão ou atropelamento, esse sistema primeiro alerta o motorista. Se não houver resposta, ele freia o carro até a parada total. Esse mesmo sistema atua no caso de fluxo de trânsito cruzado. Ele detecta a chegada de um carro na transversal e freia o veículo para evitar a colisão. Outro recurso de condução semiautônoma que chama atenção no Classe E, e poderá ser conferido na primeira edição do “Top Drive”, é o sistema superevoluído de estacionamento automático. Ele pode parar o carro em vagas paralelas ou transversais de frente ou de ré. E para isso basta que o motorista indique a intenção de estacionar. Quando a vaga é encontrada, o piloto vira literalmente passageiro. Solta as mãos do volante enquanto freio, acelerador e baliza ficam completamente a cargo do Parktronic.
E tem força
O poder de atração do novo Classe E, no entanto, não fica restrito a sistema de conforto e segurança. O desempenho do trem de força 2.0 turbo de 211 cv de potência e 35,7 kgfm de torque é mais que conveniente para nossas estradas. O zero a 100 km/h é feito em 6,9 segundos, e a máxima fica em 250 km/h, por limitador eletrônico. Nessa dinâmica, ajuda bastante o câmbio de nove marchas, 9G-tronic, e a perda de peso dessa décima geração em relação à antecessora. Seus 1.615kg representam 65kg a menos.
Além disso, o sedã traz de série o sistema Agility Control, capaz de alterar a altura da suspensão e a rigidez dos amortecedores. Ele se integra ao Dynamic Seletc, que permite ao motorista escolher entre cinco modos: Eco, Sport, Sport+, Comfort e Individual, que combina característica das outras quatro ao gosto do motorista. Estes sistemas alteram também as reações do motor, do volante e do câmbio. Neste domingo, Cesar Romero mostrará, na prática, o que representam todos estes dados para o motorista no “Top Drive”. Confira em http://tribunademinas.com.br/tm-tv.
Ficha técnica
Mercedes-Benz Classe E250
Motor: Gasolina, dianteiro, longitudinal, 1.991 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, turbo, comando duplo de válvulas no cabeçote variável na admissão e no escape. Acelerador eletrônico e injeção direta.
Transmissão: Automática com 9 marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle de tração.
Potência: 211 cv a 5.500 rpm.
Torque: 35,7 kgfm entre 1.200 rpm e 4 mil rpm.
Aceleração de zero a 100 km/h: 6,9 segundos.
Velocidade máxima: 250 km/h, limitada eletronicamente.
Diâmetro e curso: Não informado. Taxa de compressão: 9,8:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson com braços inferior e superior triangulares, mola helicoidal, amortecedor ativo e barra estabilizadora. Traseira multilink, mola helicoidal, amortecedor ativo e barra estabilizadora.
Pneus: Run flat 245/45 R18 (Na Launch Edition, 245/40 R19 na frente e 275/35 R19 atrás).
Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás.
Carroceria: Sedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,92 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,47 m de altura e 2,94 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Peso: 1.615 kg em ordem de marcha.
Capacidade do porta-malas: 540 litros.
Tanque de combustível: 57 litros.
Produção: Sindelfingen, Alemanha.
Itens de série:
Versão Avantgarde – Ar automático com três zonas, direção elétrica, volante multifuncional, keyless, faróis adaptativos em led, cinco modos de condução, câmara traseira, sistema de estacionamento automático, controle de cruzeiro adaptativo com função de frenagem automática, monitoramento de fluxo cruzado com função de frenagem, monitoramento de pedestres com função de esterçamento das rodas, airbags frontais, laterais e de cabeça para os passageiros da frente e para o joelho do motorista, palhetas para mudança de marcha no volante, teto solar, rodas de liga leve aro 18, monitoramento da pressão dos pneus, amortecedor de rigidez variável, alarme, iluminação ambiente multicor, fechamento remoto da tampa do porta malas, controle eletrônico de estabilidade, diferencial eletrônico, assistente de partida na subida, pré-carga de freio, sistema de secagem de pastilhas, função hold e sistema isofix. Preço: R$ 318.900.
Versão Exclusive – Adiciona interior Exclusive, pacote exterior Exclusive com rodas especiais, grade cromada, emblema no capô e friso cromado traseiro.
Preço: R$ 328.900