Top Of Mind 2017 – Sempre em frente
Confira na íntegra a 16ª edição da publicação
É nos momentos difíceis que se percebe o DNA dos vencedores. A Top Of Mind de 2017 completa sua 16ª edição com 34 histórias inspiradoras de empresas que, sem ignorar o momento enfrentado pelo país, olharam para frente e se mantiveram firmes em seu objetivo de produzir riqueza e gerar emprego e renda. São empresários e gestores que revelam como é sua rotina de trabalho, as estratégias adotadas e os planejamentos futuros. Sim, há uma boa dose de perseverança, e não faltam lições de resiliência para se sobressair às adversidades e deixar registrada a marca na memória dos consumidores. Leia aqui, na íntegra, a 16ª edição do Top of Mind.
Já são 20 anos desde a primeira publicação da pesquisa Top Of Mind. Desde então, além das oscilações econômicas, as empresas tiveram que enfrentar vários desafios à sobrevivência dos negócios; o avanço da tecnologia modificou o comportamento do consumidor, e a concorrência ficou mais acirrada. Tudo isso tornou o reconhecimento do público uma conquista ainda mais valiosa. Neste momento, ser Top Of Mind requer mais do que excelência, exige acreditar no trabalho que é realizado.
Assim, vemos, na lista de premiados, negócios tradicionais e com experiência de mercado ao lado de empresas novas que integram segmentos que cresceram em meio à crise. Para todos esses empreendedores, o otimismo é a palavra de ordem; a qualidade do trabalho, o maior compromisso; e a inovação, o principal propulsor para seguir adiante. Os projetos e os números apresentados aqui mostram o resultado de seu esforço, e a Top Of Mind é o coroamento dessa trajetória.
Metodologia
A Top Of Mind é uma parceria entre a Tribuna de Minas, a agência República e a empresa Akros Pesquisa de Opinião. “O levantamento é um retrato do mercado juiz-forano e, por isso, tem extrema importância para as empresas e os consumidores”, destaca a diretora-geral do Grupo Solar Comunicações, Márcia Neves. “É uma forma de mostrar o reconhecimento do público às ações realizadas pelas marcas”, conclui a diretora-geral do Grupo Solar Comunicações, Suzana Neves.
Para a realização da Top Of Mind, foram ouvidos 1.200 consumidores, com idade a partir de 16 anos e residentes em todas as regiões da cidade, que responderam qual era a marca mais lembrada em mais de 30 segmentos econômicos. A pesquisa foi aplicada entre os dias 7 e 12 de maio por uma equipe de dez profissionais.
“Trabalhamos nas proporções conforme as características da população. O número de homens e mulheres entrevistados, assim como dos moradores de cada região, foi selecionado de acordo com os dados do IBGE sobre Juiz de Fora, de forma que o nosso recorte mantivesse a proporção e a representatividade”, explica o cientista político e coordenador da pesquisa, Cristiano B. Santos.
A escolha dos segmentos econômicos pesquisados foi feita em conjunto com a agência República. “Nós observamos a dinâmica do mercado local para fazer esta definição, por isso, temos atividades que nunca haviam entrado na pesquisa, pois ganharam destaque no mercado consumidor recentemente”, explica a diretora de atendimento da República, Maria Lúcia Mendonça, reiterando que a pesquisa é um feedback do público às ações das empresas. “Ter a marca reconhecida pelo consumidor é um dos principais objetivos de qualquer negócio.”