Encontro de lideranças regionais pode ser palco de articulações políticas

Por Paulo Cesar Magella

Opção peemedebista

O encontro desta sexta-feira, articulado pelo prefeito Bruno Siqueira, para a troca de experiências, especialmente, com prefeituras do entorno de Juiz de Fora, certamente terá nos bastidores uma ampla movimentação, em virtude da presença de alguns convidados. Um deles é o deputado Rodrigo Pacheco, presidente da poderosa Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal e um dos nomes em ascendência dentro do PMDB. Ele tem se movimentado como pré-candidato a governador, mas precisa, antes, resolver pendências internas, já que o partido tem disputa de liderança em Belo Horizonte envolvendo o vice-governador Antônio Andrade e o presidente da Assembleia, Adalclever Lopes. Segundo pessoas próximas, Rodrigo teve uma longa conversa com Toninho Andrade, podendo ser o plano B do grupo do atual presidente do diretório, caso esse não se viabilize dentro da própria legenda. Mas o deputado corre contra o tempo. Se não encontrar espaço no PMDB até o fim de setembro, ele terá pouco mais de uma semana para buscar um novo partido para disputar o pleito.

Nova opção

Rodrigo deve vir acompanhado do deputado Luiz Fernando Faria, a principal liderança do PP em Minas Gerais. O partido pode ser um caminho para o presidente da CCJ se ele mantiver o discurso que tem proferido para o seu grupo, de ser candidato a governador sob qualquer hipótese. O problema está ampliado pelas regras. O Congresso também corre contra o tempo em aprovar uma reforma política capaz de ser utilizada já nas eleições de 2018, mas sabe que, se não houver uma solução ainda esta semana, tudo ficará como antes, algo que ninguém quer.

Pé na estrada

Nas demais legendas também há grande movimentação. Na semana passada, um evento em Rio Pomba reuniu várias lideranças políticas, uma delas, o ex-secretário de Governo do período tucano, Danilo de Castro. Ele tem percorrido Minas escoltando o ex-presidente da Assembleia Dinis Pinheiro, virtual candidato a governador pelo PSDB. Danilo conversou longamente com o vereador Rodrigo Mattos, mas não antecipou detalhes das articulações. Admitiu somente que o cenário ainda é de incertezas por conta da reforma política.

Câmara Sênior

A Comissão de Defesa dos Direitos dos Idosos da Câmara Municipal, em parceria com profissionais do Centro de Atenção ao Cidadão, do próprio Legislativo, faz, nesta quinta-feira (31), o sorteio das 20 pessoas e cinco instituições que farão parte do projeto Câmara Sênior, entidade que terá autonomia para levar propostas ao Legislativo para deliberação em plenário. Também serão escolhidos um coordenador e um vice-coordenador, responsáveis por dar seguimento às demandas do projeto. Os participantes da Câmara Sênior vão passar por capacitação elaborada pelo Centro de Atenção, a fim de prepará-los sobre temas relativos à cidadania, democracia e participação política. Vão conhecer também a dinâmica do Legislativo e atuação dos demais poderes.

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, já tendo exercido as funções de editor de política, editor de economia, secretário de redação e, desde 1995, editor geral. Além de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. Também sou radialista Meus hobbies são leitura, gastronomia - não como frango, pasmem - esportes (Flamengo até morrer), encontro com amigos, de preferência nos botequins. E-mail: [email protected] [email protected]

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também