Medalha Itamar Franco
Em evento programado para o dia 28, o Instituto Itamar Franco irá entregar a Medalha Presidente Itamar Franco a personalidades e entidades que prestaram relevantes serviços à nação brasileira. Serão agraciados o ex-jogador do Flamengo Arthur Antunes Coimbra (Zico); o bispo dom Mauro Morelli, que presidiu o projeto de combate à fome, durante a gestão Itamar; o ex-ministro da Educação Murílio Hingel; o ex-prefeito de Juiz de Fora Saulo Pinto Moreira, que era vice de Itamar e assumiu quando este foi eleito senador, e a Universidade Federal de Juiz de Fora. A solenidade vai ocorrer na própria sede do Instituto, à Rua Benjamin Constant (ao lado da antiga Reitoria), às 20h.
Interlocução
Ouvidor geral do Estado e coordenador dos fóruns regionais, o ex-deputado Wadson Ribeiro tem sido um importante interlocutor de Juiz de Fora nas questões envolvendo o estado. No início da semana, recebeu vereadores para tratar da segurança pública em Juiz de Fora, mas já tinha atuado fortemente na semana anterior, quando a cidade sediou uma das edições do fórum, com a presença do governador Fernando Pimentel.
Sem rusgas
Ele também tem sido considerado um dos responsáveis pela mudança do discurso do próprio governador em relação a Juiz de Fora. Tanto na visita a Juiz de Fora, no dia 8, quanto no dia seguinte, em Tiradentes, Pimentel fez várias referências ao prefeito Bruno Siqueira, algo impensável há dois anos, quando as relações entre ambos eram meramente protocolares.
Salve o caixa
No mesmo dia em que o presidente Michel Temer discute com governadores alternativas para salvar o caixa dos estados, o Fenafisco apresentou projeto que propõe o reequilíbrio financeiro dos estados, a partir da criação do Fundo Federativo de Previdência Social. Ele destina parte da receita de contribuições sociais para a Previdência estadual. O documento seria entregue aos senadores durante as discussões da CPI da Previdência. Mas a discussão só deve prosperar na semana que vem. Brasília está parada desde quarta-feira.