Painel 23-05-17

Por Paulo Cesar Magella

Silêncio dos aliados

Os políticos aliados do presidente Temer e do senador Aécio Neves optaram pelo silêncio ante os últimos acontecimentos. A razão está na mudança diária do noticiário. Ontem, em seu último artigo pela “Folha de São Paulo” – a seu pedido -, Aécio se disse vítima de armação e reafirmou sua inocência, antecipando que irá ao Supremo para pedir a volta de seu mandato, por considerar a decisão do ministro Edson Fachin, de afastá-lo do Senado, uma violência. Mas, também ontem, o site de “O Globo” divulgou mensagem de Facebook do desembargador aposentado Lauro Pacheco Filho, pai do primo de Aécio, Frederico Pacheco de Medeiros, com dura crítica ao parlamentar. Segundo ele, Fred, como é conhecido, está preso por causa de sua lealdade ao senador, “Ele tem um ótimo caráter, ao contrário de você, que acaba de demonstrar não ter, usando uma expressão de seu avô Tancredo Neves, ‘um mínimo de cerimônia com os escrúpulos’.”

Laços de família

Pacheco fez a postagem no Facebook de sua esposa, pois não tem hábito de usar a rede social. Ao ser questionado, disse que não daria entrevistas, mas confirmava o teor da mensagem. No texto, ele ainda diz, segundo o jornal: “Vejo agora, Aécio, que você não faz jus à memória de seu saudoso pai, o deputado Aécio Cunha. Falta-lhe, Aécio, qualidade moral e intelectual para o exercício do cargo que disputou de presidente da República. Para o bem do Brasil, sua carreira política está encerrada.”

Na pauta

A Assembleia coloca na pauta, hoje, o Projeto de Lei 4.135/2017, que trata da criação dos fundos de Ativos Imobiliários de Minas Gerais (Faimg) e de Investimentos Imobiliários de Minas Gerais. O que chamou a atenção foi o anúncio de sua votação por meio de nota oficial. É que o dito projeto tinha sido suspenso, por ação judicial, mas ontem, o Tribunal indeferiu a liminar. Na nota, a Mesa Diretora esclarece que a decisão foi “natural e esperada, por respeitar a harmonia e independência entre os poderes.”

Contatos com a base

O vice-governador Antônio Andrade está ampliando suas ações no interior, conversando diretamente com lideranças regionais do PMDB, partido do qual é presidente estadual. Ele tem agendado uma série de reuniões, em horários distintos, para colher a opinião dos pares sobre o momento político. Hoje, em horário ainda a ser definido, ele receberá os dirigentes da regional São João del-Rei e Zona da Mata. O coordenador regional Orlandsmidt Riani deve contar com a companhia de representantes de vários municípios do entorno de Juiz de Fora. O presidente do diretório municipal do PMDB, Paulo Gutierrez, também deverá fazer parte da delegação.

Gláucia Simas

Gláucia Simas

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também