Coluna CR – 22-04-2017

Por Cesar Romero

JF Por Aí

 

Papo de Domingo

“Meu nome é Anderson Carlos Nunes de Souza, mas disso já me esqueci. Desde adolescente sou chamado por Dodô”, assim o destacado produtor de eventos, moda e ambientes, Dodô Souza – responsável pelo visual da Feijoada 2017 – começou o seu Papo de Domingo. Criado em São Mateus, ele admite que estreitou os laços com o mundo da moda, porque sua mãe era costureira. Mas foi na Siderúrgica Mendes Júnior o seu primeiro emprego como técnico em metalúrgica. Depois alçou voos no comércio como vendedor, gerente de loja, estilista, vitrinista e gerente administrativo de uma confecção até cursar ciências humanas e turismo. Dodô é pai de Gabriel – fruto de um casamento de oito anos – e que recentemente ingressou na UFJF.

 

Dodô Souza
Dodô Souza

CR: Qual sua história na área de eventos?

Dodô: “Depois de ter uma loja de roupas, foi na produção de eventos, moda e ambientes que me encontrei. Trabalhei quase oito anos como ‘promoter’ e produtor do Privilège, em Juiz de Fora e Búzios. Atuei também em grandes eventos de moda na cidade, além de coordenar a montagem de bares, restaurantes, casas noturnas, lojas e salões de beleza Brasil afora. Realizei grandes sonhos, com a produção de cerca de 50 festas de 15 anos e vários casamentos, além de participar do desenvolvimento de megaeventos, shows nacionais e internacionais, assinar a decoração de memoráveis festas de formaturas aqui e no Rio. Até produção de velório já fiz. O profissional não pode deixar de atender às necessidades do cliente”.

 

– E o mercado em Juiz de Fora?

“Na contra mão da crise, o setor encontra-se em plena expansão. Inúmeros e bem estruturados espaços estão sendo construídos, inaugurados e reformados. Há um grande investimento nessa área do entretenimento”.

 

– O que mudou no mundo das festas, com as empresas que administram as formaturas?

“Há cerca de seis anos, quando trabalhava com formaturas, vivenciei uma ‘revolução’. As empresas iniciaram uma acirrada concorrência e aprimoraram o serviço. O conceito desses eventos foi totalmente modificado, fazendo com que as formaturas se transformassem em verdadeiros espetáculos”.

– Eventos corporativos exigem mais do profissional?

“Eles são minuciosos e delicados. O detalhe e a pontualidade são a assinatura deste tipo de evento. Nada pode dar errado, pois compromete não só a credibilidade do produtor, mas também a imagem de quem está promovendo”.

 

– Com os novos cursos profissionalizantes, aumentou a qualificação na cidade?  

“Muito mais que uma qualificação, os cursos são responsáveis por moldar o profissional. Hoje, é preciso mais do que criatividade e competência: tem que ter técnicas administrativas e gerenciais, uma vez que é preciso saber aplicar o dinheiro de forma econômica e inteligente”.

 

– E a produção das festas de casamento? Quem dá mais trabalho a noiva ou a mãe dela?

“Os casamentos e 15 anos são muito mais direcionadas à mãe do que a própria noiva ou a aniversariante. Em 18 anos de experiência, já presenciei algumas cenas hilárias, na qual a mãe chega assumir o papel de estrela principal, brigando pela escolha do vestido, do bolo e afins. Eu, particularmente, divido a festa em duas e cada uma escolhe o seu lado”.

 

– Qual o segredo para ser um bom produtor de eventos?

“Conseguir absorver o desejo e o sonho do cliente, transformando em realidade. Afinal, criar e deixar bonito com economia é o “x” desta equação. Amar o que se faz é essencial”.

 

– Dicas para o sucesso de uma festa?

“Boa comida, bebida gelada, som e luz de qualidade, uma bela decoração e, principalmente, uma excelente energia. Uma forte rede de fornecedores, com certeza, fará, também, toda a diferença”.

 

–  E a experiência de projetos comerciais?

“Tem sido minha grande paixão. Tenho vários ‘cases’ de sucesso.  A criação de ambientes tornou-se uma grande assinatura do meu trabalho. Recentemente, aceitei o desafio de assumir a diretoria de visual ‘merchandising’ de uma grande empresa nacional, e estou desenvolvendo seis projetos decorativos e de implementação na cidade”.

 

– E a boate no Tocantins?

“Há seis meses fui convidado por um empresário do estado do Tocantins para implantar uma casa noturna em Porto Nacional. Formar uma rede de contatos, adequar aos gostos regionais e colocar o empreendimento para funcionar, não foi fácil, mas uma experiência incrível e inspiradora. Hoje a casa noturna é um sucesso”.

 

– Um evento inesquecível

“Aquele que acabamos de produzir. Ver a felicidade no rosto de quem teve um sonho realizado torna a profissão uma verdadeira dádiva”.

 

– Feijoada CR – o que falar? Qual foi a primeira e os preparativos para esse ano?

“Lembro como se fosse ontem a primeira que produzi – um ‘mix’ de medo e gratidão me envolvia. Passados 12 anos, temos uma equipe de produção coesa, onde conseguimos falar a mesma língua. Este ano, vamos fazer um evento inacreditável, com muito mais ‘glamour’, comemorando os 25 anos da promoção. Será uma mistura de técnica e cenografia. Há quatro meses estou empenhado na produção e não tenho dúvidas de que será a festa mais comentada”.

 

Ping Pong

Ator:  Miguel Falabella

Atriz: Renata Sorrah

Cor: preto

Perfume: Issey Miyake Intense

Adora comprar: tênis

Livro: “O Evangelho Segundo o Espiritismo”

Um sonho: morar na praia

Um medo: da morte

Prato preferido: arroz, feijão, angu e linguiça

Onde comer bem: na casa da mamãe

Sobremesa: doce de leite (não posso, sou alérgico a lactose)

Música: eletrônica

Cantor: Bob Marley

Cantora: Amy Winehouse

Atitude: viver a verdade

Mulher marcante: Frida Kalo

Viagem dos sonhos: Tailândia

Cidade para morar: Barcelona

Espaço de arte: Cemitério do Père-Lachaise – Paris

Onde se divertir: onde tiver amigos e gente do bem

O que te faz feliz: fazer o bem

O que te tira do sério: mentira

Arrependimento: ser fumante

Hobby: cozinhar

Griffe: Sensimilla Garment

Um luxo: poder viajar pra onde quiser

Bebida: Jack Daniels

Frase: “cada um tem aquilo que merece”

 

Look

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Cesar Romero

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