Missas especiais marcam Quarta-Feira de Cinzas


Por Guilherme Arêas

01/03/2017 às 13h58

A Quarta-Feira de Cinzas, celebrada neste 1º de março, marca o início da Quaresma, período em que os católicos se propõem a refletir sobre a necessidade de conversão e mudança de vida. Durante as cerimônias, que acontecem em diversas paróquias da cidade, haverá imposição das cinzas sob a cabeça dos fiéis, ato que simboliza arrependimento diante de Deus. Alguns católicos preservam também a tradição de não comer carne na data, como sinal de abstinência e purificação do corpo e do espírito.

A data também marca o lançamento da Campanha da Fraternidade. Neste ano, o tema é “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15). O lançamento oficial, com missa presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Gil Antônio Moreira, acontece às 19h na Catedral Metropolitana. Em coletiva de imprensa realizada na última sexta-feira (24), Dom Gil destacou que o objetivo da campanha é conscientizar toda a sociedade e propor uma reflexão sobre a importância de cuidar da natureza.

 

Confira o horário das celebrações

Catedral Metropolitana – Centro
15h e 19h* – Missa
*Celebração presidida por Dom Gil Antônio Moreira, com abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2017 na Arquidiocese

Igreja São Sebastião – Centro
19h

Paróquia Nossa Senhora da Glória – Morro da Glória
19h – Missa na Igreja da Glória
18h – Missa na Capela São Roque

Paróquia Bom Pastor – Bairro Bom Pastor
19h – Missa na Igreja Matriz
19h30 – Missa na Capela Nossa Senhora da Visitação

Paróquia São Mateus – Bairro São Mateus
17h e 19h – Missas na Igreja Matriz

Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Bairro Granbery
19h – Missa na Igreja Matriz

Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Bairro Bairu
19h – Missa na Igreja Matriz

Paróquia São Pedro – Bairro São Pedro
19h30 – Missa na Igreja Matriz
19h30 – Missa na Capela Nossa Senhora da Penha

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Bairro Benfica
18h – Missa na Capela Nossa Senhora do Monte Serrat
19h30 – Missa na Igreja Matriz

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.