Vendas nos supermercados crescem 25,8% em dezembro
As vendas nos supermercados fecharam o ano com crescimento de 1,26% no estado, apontou pesquisa Termômetro de Vendas, divulgada pela Associação Mineira de Supermercados (Amis). O faturamento real dos supermercados mineiros alcançou a marca de R$ 33,9 bilhões. O resultado de dezembro de 2016 sobre igual mês de 2015 ficou estável, em 0,01%. Conforme a Amis, foi o quinto ano seguido de expansão do varejo supermercadista. A pesquisa utiliza dados deflacionados pelo IPCA.
Na Zona da Mata, as vendas cresceram 25,8% em dezembro ante novembro. No estado, a alta verificada foi de 27,47% no mesmo período avaliado. O crescimento é justificado pelas vendas ocasionadas pelo Natal e pelas festividades de final de ano.
No balanço anual, o último resultado negativo em Minas foi registrado foi em 2011, quando o desempenho ficou em -0,20%. A série histórica é composta, ainda, por crescimentos de 4,96% (2012), 4,93% (2013), 1,96% (2014), 0,70% (2015) e 1,26% (2016). Na avaliação da entidade, os números demonstram que o setor tem conseguido superar os desafios impostos pela forte recessão que o país enfrentou em 2015 e no ano passado.
Sem crise
Levantamento feito pela Amis junto a empresas do setor aponta que, em 2017, pelo menos 56 lojas serão abertas no estado e outras 70 serão reformadas. O investimento total projetado para esses empreendimentos é de R$ 400 milhões. A expansão deve gerar 5.600 postos de trabalho, fazendo o setor atingir a marca de 185 mil colaboradores diretos até o final do ano. O crescimento real esperado chega a 1,7%.
A expectativa otimista de expansão tem como principais razões a recuperação geral da economia brasileira, cujo PIB tem previsão de crescimento entre 0,5% e 1% em 2017, a provável melhoria dos níveis de emprego, a queda da inflação (conversão para o centro da meta) e a previsão de continuidade da redução da taxa Selic.