Atleta juiz-forano conquista vaga em Sul-Americano de Cross Country

Logo na primeira competição da temporada, os jovens do projeto do Centro de Iniciação ao Atletismo (Cria) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) já deram mostras do que o ano deve reservar bons resultados à equipe. No último fim de semana, sete atletas disputaram a Copa Brasil de Cross Country, no Parque Ecológico, em São Paulo (SP), e um deles – Pedro Oliveira, o Pedrinho, 15 anos, foi campeão sub-18 da prova de 6km com o tempo de 21min46s. Com o resultado, ele garantiu vaga no Sul-Americano do Chile, com início já no próximo dia 19.
Além de Pedrinho, Noemi Alves, 15 anos, e Francisco Lima, 17 anos, também voltaram do município paulistano com medalhas na bagagem. A jovem levou o bronze na competição sub-18 dos 4km após completar o percurso em 17min51s, ocupando o mesmo lugar no pódio do companheiro de equipe, terceiro colocado nos 8km da disputa sub-20, com tempo de 29min06s.
Coordenador e professor do Cria UFJF, Jorge Perrout acompanhou os alunos na competição e creditou os resultados ao esforço de cada jovem da equipe nos treinamentos. “O desempenho foi dentro do esperado. Os atletas mais velhos estão no primeiro ano de adulto, então competem contra corredores tradicionais e não possuíam muitas chances. O que ficamos muito satisfeitos é que estão treinando desde dezembro, duas vezes por dia. Intensificamos, e eles se dedicaram muito, assim como os professores, e os resultados vieram. É um reflexo da preparação realizada.”
O professor Jefferson Verbena reiterou, ainda, que os resultados contribuem para continuidade do trabalho para 2017. “Foi a primeira competição oficial do ano para toda a equipe, e os atletas de fundo tiveram excelentes resultados. Eles vêm mostrando uma resposta muito boa nos treinos, o que também nos faz esperar grandes coisas no ano.”