Brasileiros estão entre os mais fiéis às marcas
Os brasileiros aparecem em segundo lugar no ranking entre os consumidores que mais se fidelizam a marcas e empresas, de acordo com o estudo global feito pela empresa de consultoria Affinion em parceria com a Oxford Brookes University. A pesquisa “O consumidor conectado: compreendendo a jornada para o engajamento” mostrou que a Turquia é o local em que as relações de consumo são mais fiéis, em seguida está o Brasil e, em terceiro lugar, os Estados Unidos. Já a Noruega é onde há o índice mais baixo de fidelização.
Segundo o estudo, a fidelização torna o consumidor propenso a gastar mais com uma marca e a recomendá-la para a família e amigos. A primeira etapa do processo de fidelização se refere ao interesse pela empresa e o que ela oferece. No segundo momento, é avaliada a experiência como, por exemplo, o suporte oferecido quando há problemas, a facilidade em fazer negócios e a entrega do produto/serviço ofertado. A terceira fase consiste na avaliação da confiança que o cliente tem na empresa. Por último, há a fase da imersão, quando o consumidor se identifica com a proposta da marca.