Terceirizados da saúde e hospitais fecham acordo


Por Gracielle Nocelli

09/11/2016 às 19h30

Aprovada para ser deflagrada nesta quinta-feira (10), a greve dos trabalhadores terceirizados em unidades de saúde de Juiz de Fora não irá mais acontecer. Em reunião realizada na terça-feira (8) entre representantes da categoria e a direção dos estabelecimentos, com mediação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), as partes entraram em acordo. Desta forma, as atividades nos hospitais Maternidade Therezinha de Jesus, Ana Nery, Dr. João Felício, Instituto Oncológico – Hospital 9 de Julho, Ascomcer, HTO e nas unidades de Pronto Atendimento (Upa) Santa Luzia, Norte e São Pedro seguem normalmente.

Conforme informações do MTE, o acordo estabelece condições específicas em cada hospital. Em linhas gerais, as propostas oferecem reajuste de 5% sobre o piso A e 3% para os pisos B e C. As exceções são o HTMJ, que garante aumento também de 5% para as categorias B e C, e o Hospital Ana Nery, que acrescenta valores de tíquete. Também ficou definido que o pagamento retroativo referente ao período entre maio e novembro será efetuado em quatro parcelas fixas em janeiro, fevereiro, março e abril de 2017.

A Tribuna tentou contato com o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Juiz de Fora (Serv-Saúde), mas não obteve retorno. Na avaliação do chefe do Setor de Relações do Trabalho do MTE, Sérgio Nagasawa, a reunião ocorreu de “forma tranquila, com duração de pouco mais de uma hora, e foi bem sucedida por conseguir evitar possíveis transtornos à população”.