Coluna CR – 23-10-2016

Por Cesar Romero

 

hugo
(foto Débora Simon)

Hugo Siqueira

 

Famosa pela pizza, as cervejas artesanais e os apreciados azeites, o Mr. Tugas é resultado do espírito empreendedor de Hugo Siqueira (36 anos), casado com Natália Domingues e pai de Luca (3 anos) e Heitor (2 anos), além do Conrado (que vai nascer em novembro).

Sua trajetória profissional começou aos 13 anos, quando trabalhava com os pais, Vera e Paulo Siqueira numa farmácia de manipulação e nunca mais tirou da cabeça a vontade de ter uma empresa. O nome escolhido – Tuga – vem do apelido de infância colocado por um amigo.

Para o sucesso nos negócios, Hugo destaca o empenho e o carinho da família que sempre esteve ao meu lado nos piores e melhores momentos”. O irmão Fábio, aliás, trabalha com ele na pizzaria.

Com planos para expansão dos negócios, ele começa cedo sua rotina. “Acordo às 4h da madrugada. Vou para a pizzaria e organizo a minha agenda, planejo as ações para os colaboradores desenvolverem ao longo do dia, respondo e-mails, etc. Às 7h pego a ‘bike’ e vou pedalar até às 9h, que é o momento que eu oxigeno o cérebro e surgem as ideias”, comenta.

 

– No livro “Cerveja, Alemães e Juiz de Fora”, o autor Alexandre Hill Maestrini cita a Mr. Tugas como “uma das grandes referências de sucesso no cenário das cervejas especiais”. Qual o segredo?

– Família unida, muito trabalho e saber assimilar e crescer diante de todos os problemas que aparecem diariamente.

 

– Você foi sacoleiro de roupa, dono de loja e produtor de eventos. Como começou a fazer pizzas ‘gourmets’?

– Com 17 anos, comecei a vender roupa comprando no Rio, São Paulo e Petrópolis (RJ). Revendia como mochileiro e aos 18 anos realizei meu sonho de comprar um carro. Com o tempo, abri uma loja de roupa – a Tuga Tuga. Com a falta de vivência no ramo, acabei fechando depois de um ano, mas os erros serviram como experiência. Comecei a fazer faculdade de economia e a trabalhar com eventos, shows, festas. Mas não gostei do curso e resolvi trocar para administração. No quarto período da faculdade, brincando com amigos de fazer pizza, avaliei e montei um plano de negócios. Fui a 45 pizzarias em Juiz de Fora para analisar e encontrar três concorrentes diretas. Depois fiz um curso de pizzaiolo e aí surgiu a Mr. Tugas.

 

– Foi fácil o caminho até aqui? Do que você se arrepende?

– Fácil nunca foi! Foi duro, sofrido, mas como no início de qualquer empresa “tem que gaguejar pra depois falar”, todo dia é um dia de desafios, aprendizados, erros para uma evolução. Tudo que eu faço eu reavalio e vejo que tenho competência para ser melhor do que no dia anterior.

 

– Qual sua cerveja preferida? E a pizza?

– Difícil escolher. Gosto mais da Red. A pizza é uma que a gente vai relançar de queijo fundido e condimentado de alho poró. Por conta da reforma do Instituto Cândido Tostes, ela ficou oito anos fora do cardápio.

 

– Quais as pizzas e cervejas campeãs de venda?

– Cerveja é a Premium e a pizza é a Catuperu.

 

– Como começou a paixão pelos azeites?

– Dentro da pesquisa mercadológica que eu fiz não tinha nenhuma pizzaria que trabalhava com azeites extra-virgem. Eu quis inovar e fiz um curso de aromatização no Rio com um ‘chef’ português. Hoje, o azeite é o coadjuvante que rouba a cena do restaurante.

 

– O que te move hoje? E o que o inspira?

– Poder fazer cada dia melhor, e saber que a evolução não para e que se eu deixar meu corpo na zona de conforto, o mercado me engole. Sonho é para ser realizado e só não pode ficar parado.

 

– Qual é a produção mensal de cerveja? E quais os tipos?

– São produzidos30 mil litros de Pilsen, Red, Weiss, cervejas estilo belgas e muito mais, num total de 15 tipos.

 

– As cervejas artesanais, que até recentemente eram alternativas, agora têm muitos apreciadores. Como vê o mercado atualmente?

– Extremante aquecido e ainda com grande potencial de crescimento. Um caminho sem volta.

 

– O que é essencial para ser um bom cervejeiro?

– O principal é a assepsia de todos os equipamentos, uma boa equipe e uma boa receita.

 

– Não pensa em abrir franquia? Quais os planos para o futuro?

– Pensamos sim, estamos formatando nosso modelo de franquia e junto temos como meta fazer da Mr. Tugas uma referência de Juiz de Fora, cartão postal e ponto turístico, fazendo do espaço um complexo gastronômico com outro restaurante e muito mais.

 

PING PONG:

 

– Mestre cervejeiro: Pessoas extremante dedicadas, estudiosas, que se formaram na Bélgica ou na Alemanha.Não é o meu caso mas não deixo de ser dedicado

– Arte cervejeira: Usar da criatividade e de inúmeros insumos para a elaboração de uma boa cerveja

– Sonho: Fazer da Mr. Tugas uma referência de Juiz de Fora, cartão postal

– Um medo: Não tenho medo de nada

– Estilo musical: Reggae, hip hop e rock

– Carro: Não ligo para carrão. Gosto muito de ‘bike’

– Momento mágico: Nascimento dos meus filhos e o dia em que consegui fazer a primeira viagem com minha esposa para Natal

– O que te dá prazer: Andar de ‘bike’ com os meus parceiros americanos e alcançar meus objetivos

– Paixão esportiva: ‘bike’

– Como é a JF de seus sonhos: Já é uma cidade dos sonhos, amo morar aqui, adoro a cidade, o povo, claro que tudo pode melhorar mas sou muito satisfeito com a minha cidade

– O que te estimula na hora de criar? Saber que eu posso ser melhor do que no dia anterior

– Uma frase: “Nunca desista dos seus sonhos e nunca pare de lutar.”

 

Cesar Romero

Cesar Romero

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