Prova de vida termina hoje


Por Gabriela Gervason

30/12/2014 às 08h06- Atualizada 30/12/2014 às 14h33

Termina hoje o prazo para renovação da senha/fé de vida junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O recadastramento é necessário para que os aposentados e pensionistas continuem recebendo o benefício previdenciário. O segurado que não fizer a renovação terá o benefício suspenso. Para realizar a comprovação, o segurado deve ir ao banco em que recebe o benefício e apresentar um documento de identificação com foto, que pode ser carteira de identidade, carteira de trabalho ou carteira de habilitação, por exemplo. Algumas instituições financeiras que possuem sistemas de biometria estão utilizando essa tecnologia para realizar a comprovação de vida nos próprios terminais de autoatendimento.

Os beneficiários que não puderem comparecer pessoalmente às agências bancárias podem realizar a prova de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.

De acordo com a assessoria do INSS, a comprovação de vida é um procedimento para conferir e validar os dados do aposentado ou pensionista de forma a evitar o pagamento indevido de benefícios e fraudes. A medida é obrigatória e deve acontecer anualmente.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.