Coluna CR – 10-09-2016

Por Cesar Romero

Previsões econômicas

Ouvido por esta coluna, o economista juiz-forano Roberto Nogueira Ferreira, diretor da RN Consultores, fez uma avaliação destes quatro últimos meses, com previsão de “um final de 2016 com grandes emoções no Congresso Nacional”.

Com a experiência de 32 anos em Brasília, ele aguarda, com expectativa, o comportamento da economia daqui para frente. As duas reformas que o Governo pretende pôr em pauta – previdenciária e trabalhista – “são de alta sensibilidade social e de difícil solução política. Nenhuma das duas caminhará tranquilamente”.

 

Números fictícios

Sobre o orçamento de 2017, que aponta para um déficit publico de R$ 139 bilhões, Nogueira explica que “os orçamentos são historicamente vistos, pelos meios acadêmicos, políticos e empresariais, como peças de ficção. O Governo Federal apresenta o seu e o Congresso aprova. Cumpri-lo ou não é outra etapa”.

Sobre a promessa de cortar R$ 5,3 bilhões nas despesas, o economista acha insuficiente: “afinal, é pouco mais de 5% do déficit total previsto.”

 

Altar de São Mateus

Camilla Nory e Diego Milioni casam-se hoje, às 20h, na Igreja São Mateus. Os noivos são filhos de Sonia Nory e Gilvan Dias Frazão Filho, e de Regina e Eduardo Milioni.

Caninha boa

Terça-feira, Dia Nacional da Cachaça, o Empório Bahamas Verde vai promover a degustação dirigida das caninhas “Minas Brasil” e “Carvalheira” com petiscos.

 

Toque

   “Isto é a liberdade: sentir o que o seu coração deseja, independente da opinião dos outros.”

   Paulo Coelho

 

Nova acadêmica

A professora Maria Elizabeth Sacchetto tomou posse na Academia Juiz-forana de Letras, sendo apresentada pelo acadêmico Mauro Cruz.

Ela fez apologia ao patrono da cadeira nº 01, Antônio Bernardes Fraga e aos titulares que a antecederam: padre Henrique Oswaldo Fraga Azevedo e Irmã Aglaé (Nícia Paschoal).

 

ANTENADO

     Concessionária do trecho Juiz de Fora-Brasília, a Via 040 fechou parceria com as prefeituras de Belo Horizonte, Nova Lima e Itabirito, para o plantio e manutenção de mais de 200 mil mudas de árvores.

    Uma boa dica para Juiz de Fora que tem projetos de  preservação e reflorestamento de suas nascentes e reservatórios.

    Se pedir, leva.

Cesar Romero

Cesar Romero

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também