Comércio não abrirá as portas na segunda


Por Tribuna

18/08/2016 às 19h15

O consumidor deve ficar atento. Nesta segunda-feira, dia 22, o comércio de Juiz de Fora não abre as portas. Na data, será comemorado o Dia do Comerciário. A regra vale para o comércio de rua e todos os supermercados. Estabelecimentos de serviços, farmácias, drogarias e imobiliárias têm jornada livre.

De acordo com informações do Sindicato do Comércio (Sindicomércio), as lojas podem até funcionar na segunda, desde que o proprietário realize o atendimento, sem a participação de funcionários. A medida está prevista na convenção coletiva 2015/2016, formalizada por meio de acordo firmado entre o Sindicomércio e o Sindicato dos Empregados do Comércio de Juiz de Fora (SEC-JF).

Ainda conforme o Sindicomércio, a folga é resultado de uma permuta entre as duas entidades, visando a compensação de horas trabalhadas nos horários especiais programados na convenção coletiva, como os sábados que antecedem datas comemorativas – Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças. Por isso, este dia é considerado uma folga compensatória e não um feriado.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.