Volkswagen Gol Trendline 1.0
Um modelo de alto volume se faz da soma de diversas versões. Caso do Volkswagen Gol. O hatch compacto passou por uma reestilização para linha 2017 e ganhou em junho uma configuração de entrada com apenas duas portas, a Trendline 1.0 – quatro portas nesta configuração passaram a ser opcionais. A fabricante assume que o foco é nas vendas para frotistas. Junto com todas as outras variantes, a versão ajudou o Gol a subir da quinta posição no ano passado para o quarto lugar nestes sete meses de 2016.
O Gol Trendline 1.0 incorpora a atual assinatura visual da Volkswagen, com novos para-choques, faróis e lanternas que destacam as linhas horizontalizadas. O vinco lateral, que contorna quase toda a carroceria, amplia a sensação de comprimento do compacto. Por dentro, está presente o novo painel da linha, com sistema de som opcional que pode contemplar, inclusive, espelhamento de celulares. E a ideia de “horizontalizar” suas formas também foi adotada na cabine, com uma faixa inferior que percorre o painel de um lado a outro.
A lista de itens de série fica devendo o ar-condicionado, vendido separadamente por R$ 2.890. De resto, segue a cartilha do segmento: direção hidráulica, vidros elétricos e travamento central. As rodas aro 14 recebem pneus de baixa resistência ao rolamento e o banco do motorista tem regulagem de altura. O motor é o mesmo 1.0 de três cilindros das configurações de entrada da linha de compactos. Ele atinge potência de 82 cv, quando abastecido com etanol. O torque máximo, com o mesmo combustível, chega a 10,4 kgfm, entre 3 mil e 3.800 rpm. Sem qualquer opcional, o Gol Trendline 1.0 sai da loja por R$ 35.150. A adição de duas portas traseiras faz essa quantia subir para R$ 37.100 .