Bilhete Ășnico integra sistema urbano em 22 de agosto
A expansĂŁo do bilhete Ășnico terĂĄÂ inĂcio no dia 22 de agosto. A partir desta data, serĂĄ possĂvel entrar em dois ĂŽnibus pagando o preço de uma passagem e metade da outra. Para isso, a integração deverĂĄ ser feita em atĂ© uma hora e trinta minutos, com origem e destino em regiĂ”es distintas, de forma linear. Ou seja, nĂŁo serĂĄ possĂvel ir ao Centro e retornar para a mesma regiĂŁo usando o sistema. Para ser beneficiado, serĂĄ preciso fazer um cadastro com objetivo de receber o novo cartĂŁo do bilhete Ășnico. O atendimento começa na prĂłxima segunda-feira, entre 8h e 18h, na Rua EspĂrito Santo, 296, Bairro Poço Rico, regiĂŁo Sudeste. Neste endereço, funciona a sede do ConsĂłrcios Integrados do Transporte Urbano de Juiz de Fora (Cinturb). A nova entidade representa os grupos econĂŽmicos vencedores da licitação pĂșblica para a operação dos ĂŽnibus na cidade e terĂĄ papel semelhante ao da Astransp, que deixa de existir apĂłs a implantação do novo modelo, intitulado Urbano.
[Relaciondas_post]
O novo cartĂŁo serĂĄ entregue posteriormente. E quem nĂŁo quiser antecipar poderĂĄ fazer a solicitação a partir do dia 15 de agosto no site www.bilheteunicojf.com.br, que ainda estĂĄ fora do ar. Neste endereço, estarĂĄ disponĂvel, tambĂ©m, a relação das linhas em que a integração Ă© possĂvel. Apesar de o novo modelo representar, na teoria, uma redução do faturamento das empresas, nĂŁo haverĂĄ impacto na tarifa este ano. A ideia Ă© que o custo operacional do sistema seja igualado com o aumento da demanda por transporte coletivo, que se torna mais atrativo para os usuĂĄrios e as empresas. Conforme o prefeito Bruno Siqueira (PMDB) explicou nesta quarta-feira (13), em coletiva de imprensa, o possĂvel aumento da tarifa, no prĂłximo ano, “depende das condiçÔes econĂŽmicas do paĂs”.
Em abril de 2015, o bilhete Ășnico jĂĄ estava disponĂvel em dez das 265 linhas existentes na Ă©poca. As linhas Filgueiras (103), Graminha (218), CaetĂ© (304), Salvaterra (518), Universidade (555), RodoviĂĄria (640), Dias Tavares (712), Paula Lima (729), Circular Benfica – Senai/Via BR 040 (754) e Distrito Industrial – Circular Benfica (756) sĂŁo atendidas pelo sistema.
Sistema Urbano
Com o bilhete Ășnico, tem inĂcio tambĂ©m a operação do sistema Urbano. Segundo o prefeito, serĂŁo mais de cem novos carros que serĂŁo colocados em circulação neste primeiro momento, espalhados para todas as regiĂ”es da cidade. Gradativamente, a frota vai se renovando para chegar Ă idade mĂ©dia de cinco anos por consĂłrcio, como foi determinado no edital de licitação. Por isso, ĂŽnibus seminovos podem ser retirados das ruas nos primeiros dias, para que eles recebam a nova pintura e os novos equipamentos de bilhetagem e internet sem fio. Todos os novos carros jĂĄ terĂŁo o wifi gratuito disponĂvel para os usuĂĄrios. A nova identidade visual estarĂĄ em todos os veĂculos atĂ© o fim do ano.
Outra novidade anunciada Ă© o inĂcio da operação dos micro ĂŽnibus em regiĂ”es de difĂcil acesso aos ĂŽnibus dos bairros Dom Bosco e jardim Laranjeiras. O serviço começa a funcionar em 29 de agosto e, para utilizĂĄ-lo, serĂĄ preciso apresentar o cartĂŁo de embarque. O usuĂĄrio nĂŁo terĂĄ custo adicional. Posteriormente, estes mesmos veĂculos deverĂŁo atender ruas estreitas dos bairros Granbery, na regiĂŁo central, e Filgueiras, Zona Nordeste.
Â