Produção local reúne teatro, música e audiovisual em mutirão cultural

MC Xuxu está entre as atrações de domingo
A questão era o que fazer neste fim de semana em Juiz de Fora. A partir de agora, o problema é ter fôlego para dar conta de um mutirão cultural. Nesta sexta, sábado e domingo, o “Digestivo autoral” chega com um cardápio para lá de variado para quem curte teatro, literatura, audiovisual, hip-hop e música. A programação, totalmente gratuita, rola no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, das 16h às 21h. Segundo o idealizador do evento e responsável pela parte musical, Kadu Mauad, a intenção dessa mostra é reunir artistas que, verdadeiramente, representam a sua área aqui na cidade. A edição coloca em destaque a arte dos MCs Xuxu, Romário, Morone e Gustavim. “O funk é muito mais do que apresentação musical, é um envolvimento de um estrato social marginalizado. É um exemplo de que todo gênero artístico, em qualquer linguagem, tem coisas boas”, avalia o músico.
A ideia de proporcionar um momento para a interseção de públicos e artistas norteia o projeto, realizado em dimensões menores na Livraria Liberdade. “Abri um convite no Facebook, e o pessoal se inscreveu. Este digestivo é um desdobramento de coisas que estão acontecendo por aqui, como o encontro de compositores. Queremos conquistar o espaço aos pouquinhos, fazer todo ano, ampliar a proposta, entrar em editais e até pagar um pró-labore para os participantes. São seis articuladores de cada área”, conta o músico, destacando o motivo que o impulsionou a encabeçar a iniciativa. “É uma vontade de ver todo mundo junto.”
O espectador terá chance de rever quatro esquetes participantes do último Festival de Cenas Curtas de 2014: as vencedoras “Peça/pedaço/kg”, de Tarcízio Dalpra Jr. e direção de Zezinho Mancini (primeiro lugar), e “Minha morte” (segundo lugar), de Thiago Andrade, além de “Agnus Dei”, de Táscia Souza, Gustavo Burla e direção de José Eduardo Brum, “Vértice”, estrelado por Rafael Coutinho e Pri Helena, e “Iauaretê”, dirigido por Marcus Amaral.
Sexta
16h – Teatro – “Agnus Dei”, de Táscia Souza e direção de José Eduardo Brum
17h – Música – Edson Leão, Dudu Costa, Danniel Goulart, Cacáudio, Wesley Carvalho, Duty Botti, Uiara Leigo, Lucas Soares
18h – Funk – MCs Morone e Gustavim
19h – Literatura – “Poetas contemporâneos”, por Gustavo Goulart
20h – Audiovisual
21h – Hip-hop
Sábado
16h – Audiovisual
17h – Literatura – Eco Performances Poéticas
18h – Hip-hop
19h – Música – Isabela Guerra, Sil Andrade, Ítalo Salvatore, Raí Freitas, Rafael Senra
20h – Teatro – ‘Minha morte”, de Thiago Andrade
21h – Funk – MC Dhada e Mc Nego Jhonny
Domingo
16h – Hip-hop
17h – Audiovisual
18h -Teatro – “Peça/pedaço/kg”, com texto de Tarcízio Dalpra Jr. e direção de Zezinho Mancini
19h – Funk – Mc Romário e Mc Xuxu
20h – Literatura – Trovadores Elétricos
21h – Música – Arnaldo Huff, Guido Del’Duca, Roger Resende, FerroVelho, Renato da Lapa, Alessandra Crispim, Laura Jannuzzi, Juliana Stanzani








